terça-feira, 7 de junho de 2016

Mais dois ministros de Temer estão na corda bamba

A decisão do presidente interino, Michel Temer, de manter nos postos os ministros Henrique Alves (Turismo) e Fábio Osório Medina (Advocacia Geral da União) não é definitiva. Pode mudar. O mesmo se aplica à indicação de Fátima Pelaes para a Secretaria da Mulher.
Henrique Alves e Medina não caíram, mas estão balançando. A permanência no cargo dependerá dos próximos passos. Em relação a Henrique Alves, será importante acompanhar os desdobramentos da Operação Lava Jato.
Temer e o ministro Eliseu Padilha têm má avaliação do trabalho do advogado-geral da União, mas ele foi salvo para que não virasse hábito demitir ministros às segunda-feiras. Em relação a Fátima Pelaes, ainda há a expectativa do Palácio do Planalto de que ela própria desista de assumir a Secretaria das Mulheres.
Um auxiliar de Temer diz que os três vão ficando, mas por ora. Ou seja, continuam na linha de tiro.
Fonte: Blog do Kennedy Alencar

Dilma obtém vitória na comissão do impeachment. Governo temer queria apressar votação no Senado, mas STF freou manobra.

O PT e a presidente afastada, Dilma Rousseff, obtiveram uma vitória hoje na comissão especial do impeachment no Senado ao manter o mesmo prazo de defesa do rito do impedimento de Fernando Collor de Mello.
O governo Temer e seus articuladores no Senado queriam acelerar a votação do processo de impeachment. Mas houve uma sondagem informal ao presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, e a outros ministros do tribunal.
Ficou claro que a maioria do Supremo daria razão ao direito de defesa de Dilma e que tentar acelerar o processo poderia alongá-lo com uma guerra jurídica. Dilma avalia que, se esticar o processo, o governo Temer enfrentará mais crises e isso aumentará sua chance de voltar ao poder. Já o governo interino considera que teve uma derrota pontual e que a chance de Dilma recuperar a Presidência seria baixa.
Fonte: Blog do Kennedy Alencar

Com quase meio milhão, projeto São José III irá beneficiar 32 famílias em Sobral‏

O prefeito Veveu Arruda participou, na manhã da última segunda-feira (30), da assinatura de convênio do Projeto São José III, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA), em Fortaleza, conduzido pelo titular da SDA, Dedé Teixeira. Sobral será beneficiada com o financiamento de três projetos: dois de psicultura nas comunidades de São Domingos e Barragem, no distrito de Jaibaras, e um de ovinocaprinocultura, na localidade de Casinhas, distrito de Caracará.
Ao todo, serão investidos quase meio milhão de reais nas três comunidades favorecendo 32 famílias de Sobral. Em todo o Estado o projeto São José beneficiará 1.619 famílias, promovendo o desenvolvimento rural sustentável de 40 comunidades de 33 cidades cearenses. Para os 40 convênios assinados, foi investido o valor de R$ 12,4 milhões, oriundo do Governo do Estado e do Banco Mundial.
fonte:Sobral em revista

Convocação de mesários para as eleições de outubro começa próximo dia 13 de junho

Começa no dia 13 de junho o período de convocação, pela Justiça Eleitoral, dos mesários que vão trabalhar nas eleições municipais de outubro para o primeiro e eventual segundo turnos de votação. A nomeação dos mesários termina no dia 3 de agosto. Todo eleitor convocado deverá receber um comunicado oficial da Justiça Eleitoral.
Além da comunicação no Diário Oficial, a convocação pode ser feita de três formas: por meio de carta convocatória, pela lista oficial nos cartórios eleitorais e por e-mail. Neste último caso, a convocação poderá ser feita desde que esta opção tenha sido autorizada, por escrito, anteriormente pelo eleitor no cartório eleitoral.
Mesário voluntário
Os eleitores também podem se inscrever (AQUI) como mesário voluntário até o dia 3 de agosto no Cartório Eleitoral em que o eleitor estiver inscrito, ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais do estado que o eleitor possui domicílio eleitoral. A inscrição não confirma a nomeação de imediato, o eleitor deve aguardar a convocação oficial para ter certeza se será mesário ou não.
(com Agências)

Estado do Ceará prevê pagamento da 1ª parcela do 13º para 5 de julho

Em reunião nesta segunda-feira, no Palácio da Abolição, com os sindicatos e associações que representam os servidores estaduais, o governador do Estado apresentou ao funcionalismo suas propostas de reajuste, segundo o Estado, considerando a conjuntura econômica de crise.

Foi mantido apenas o reajuste linear de 10,67% para todos os servidores que recebem remuneração mínima, que já foi aplicado para cerca de 20 mil servidores. Para os demais, foi previsto reajuste não linear, mas com negociação por categoria. Foi garantida a antecipação da primeira parcela do 13º salário de todos os servidores para o dia 5 de julho próximo.
Segundo o governo estadual, está assegurado o "diálogo permanente com todas as categorias para discutir melhorias salariais, melhores condições de trabalho, bem como o avanço da qualidade do serviço público".

A reunião e exposição de motivos, segundo o governador Camilo Santana, consideram a conjuntura desfavorável, "quando a maioria dos estados tem atrasado o pagamento dos seus servidores, ao contrário do Ceará, e após uma série de reuniões realizadas na Mesa Estadual de Negociação".

Servidores frustrados

A posição do governo na reunião desta segunda-feira acabou frustrando os servidores estaduais do Ceará, que acreditavam no anúncio de um reajuste de 12,6%. No último sábado (4), representantes do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) afirmaram que não descartavam uma greve geral no caso de as reivindicações não serem atendidas. Agora, resta saber qual será a posição dos trabalhadores.

Com informações do Diário do Nordeste
Foto ilustrativa

Áudios comprovam participação da Igreja na invasão de terreno

Uma série de gravações extraídas de reuniões de grupos de invasores comprova que a cúpula da Diocese do Crato tem participação na invasão de um terreno em Juazeiro do Norte, na região do Cariri. Nos áudios, enviados à redação do Jornal do Cariri, o líder do movimento, conhecido como Chico Gomes, afirma ter ligação política com o assessor jurídico da Diocese, Hiarles Macedo, e que a invasão aconteceu após ordem da Igreja.

O grupo assume, ainda, que a desocupação só acontecerá com ordem do bispo Dom Fernando Panico. Chico Gomes revela que a invasão aconteceu para forçar o Supremo Tribunal Federal (STF) a decidir em favor da Diocese do Crato. O terreno é alvo de disputa judicial entre a Diocese e a empresa FP Empreendimentos.

FONTE: CEARANEWS7

FOTOS DAS VÍTIMAS FATAIS DO GRAVE ACIDENTE NO DISTRITO DE APRAZÍVEL!

A tragédia aconteceu na tarde desta terça-feira (7) por volta das 17:40, no distrito do Aprazível. O acidente envolveu um carreta caçamba bitrem e um ônibus escolar. 

Três pessoas morreram no local e vários feridos foram conduzidos para o hospital Santa Casa de Sobral.

As vítimas fatais foram identificadas por: Ronaldo Ribeiro (motorista do ônibus), Danielle (estudante que morava na localidade Pedra de Fogo) e em breve traremos a identificação do motorista da carreta.

Mais informações em breve.
Estudante de nome Danielle
Motorista da caçamba bitrem
Ronaldo Ribeiro, motorista do ônibus
Fonte: Sobral 24 horas

URGENTE! UM GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO COM ÔNIBUS ESCOLAR É REGISTRADO NO DISTRITO DE APRAZÍVEL (BR 222)

Um gravíssimo acidente de trânsito foi registrado no final da tarde desta terça-feira na cidade de Sobral e envolveu um caminhão bitrem e um ônibus escolar do município de Sobral. As primeiras informações dão conta que três pessoas morreram, os dois motoristas e uma estudante. Feridos estão sendo trazidos para Santa Casa de Sobral. O sinistro foi registrado no distrito de Aprazível.

Mais detalhes a qualquer momento.
Fonte: Sobral 24 horas

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Petrobras – Novo presidente da estatal é a favor da revisão da Lei da Partilha do Pré-sal

pedropar
“O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou hoje (2)  que a empresa apoia a revisão da Lei de Partilha com a substituição da obrigatoriedade de participação com pelo menos 30% dos investimentos em cada campo de exploração do pré-sal pelo direito de preferência, de acordo com a avaliação de onde é melhor fazer parte do negócio.
Parente disse que o Brasil e a Petrobras “não podem se dar o luxo de esperar tempo demais” e que é necessário levar o pré-sal a seu potencial máximo, sem se prender a amarras dogmáticas. Se se  considerar a situação financeira atual, se a exigência de participação de 30% permanecer, disse ele, a consequência será retardar, sem previsão de prazo, a exploração plena do potencial do pré-sal.
“Essa obrigação retira a liberdade de escolha da empresa de somente participar na exploração e produção dos campos que atendam seu melhor interesse. Mantida essa obrigação, a empresa pode se ver forçada a participar de empreendimentos que, segundo a sua própria avaliação, não seriam prioritários naquele momento ou mesmo que não teriam viabilidade econômica, o que será imperdoável em uma empresa listada em Bolsa [de Valores] e com milhares de acionistas”, acrescentou Parente, em discurso ao receber o cargo de presidente da Petrobras.
Ele informou que, no dia 8 de maio, a empresa e seus parceiros atingiram pela primeira vez a marca de 1 milhão de barris de petróleo produzidos na área do pré-sal e disse que tal patamar merece ser comemorado. “Esse número representa 40% da produção operada pela Petrobras no Brasil, volume que iguala aquele alcançado pelo país em 1998, após 45 anos de atividades. O pré-sal já é uma realidade, mas tem muito mais a proporcionar.”
Parente reafirmou que a definição da política de preços da Petrobras é resultado de análise empresarial e que não cabe ingerência política, o que faz parte da visão clara a respeito da gestão da empresa que foi apresentada a ele pelo presidente interino Michel Temer. “Compartilhamos da visão de que a empresa tem de estar sempre livre de qualquer tipo de pressão política e protegida de qualquer agenda partidária e eleitoral.”
(Agência Brasil)

Coelce é condenada a pagar R$ 93,6 mil a aposentada que teve casa incendiada

“A Companhia Energética do Ceará (Coelce) deve pagar indenização moral e material de R$ 93.643,00 para aposentado que teve a residência incendiada, após explosão ocasionada por oscilação de energia. A decisão, proferida nessa quarta-feira (1º/06), é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Segundo a relatora do caso, desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, “as provas dos autos sinalizam com clareza que o curto-circuito se deu em razão das oscilações no fornecimento de energia elétrica, portanto, da má prestação dos serviços pela Coelce e, não, por falhas nas instalações internas da residência do promovente”.
De acordo com os autos, em julho de 2012, o aposentado conta que a empresa estava realizando manuntenção da rede elétrica em seu bairro, no Município do Crato, a 527 km de Fortaleza. Alega que durante o serviço, os vizinhos perceberam que estava havendo oscilações na energia das casas e logo após ouviram um forte barulho. Narra que viram uma fumaça sair da casa dele, constataram ser um incêndio e chamaram o corpo de bombeiros.
O aposentado, que não se encontrava em casa no momento, foi comunicado e, no mesmo dia, requereu junto à Coelce uma indenização pelo prejuízo causado, a fim de solucionar o problema administrativamente. Contudo, a companhia informou que os danos causados não eram indenizáveis.
Por isso, ele ajuizou ação requerendo indenização moral e material para ressarcir os prejuízos que teve. Argumentou estar sendo privado de seu lazer doméstico, além de ter perdido objetos particulares.
Na contestação, a empresa defendeu que o incêndio foi motivado exclusivamente por falha na instalação interna da casa.
Ao julgar o processo, em novembro de 2013, o juiz José Batista de Andrade, titular da 3ª Vara da Comarca de Crato, determinou o pagamento de R$ 15 mil a título de indenização moral. O magistrado entedeu que a reparação é uma forma de “amenizar a dor e o sofirmento experimentados pelo consumidor, que teve a sua casa e os movéis destruídos”.
Requerendo a reforma da sentença, o aposentado e a Coelce ingressaram com apelação (nº 0034552-13.2012.8.06.0071) no TJCE. A companhia pediu a exclusão do valor e o consumidor a reparação do dano material.
Ao analisar o recurso, a 2ª Câmara Cível reformou a decisão de 1º Grau para incluir o pagamento da indenização material no valor de R$ 78.643,00, acompanhando o voto da relatora. “O Judiciário entende a dor, vexame, sofrimento ou humilhação que, fugindo à normalidade, interfira intensamente no comportamento psicológico do consumidor, causando-lhe aflições, angústia e desequilíbrio em seu bem-estar”, declarou a desembargadora Maria Iraneide.”
(Site  do TJ/CE)

Produção industrial registrou ligeira alta em abril

“A produção industrial brasileira fechou o mês de abril com ligeira alta de 0,1% em relação ao mês de março, na série livre de influências sazonais. É o segundo resultado positivo consecutivo, pois em março o setor registou crescimento de 1,4%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro, o setor recuou 2,9% em relação a janeiro.
De maneira geral, no entanto, os resultados são predominantemente negativos. Na comparação com abril do ano passado, a queda chega a 7,2%, na série sem ajuste sazonal – 26ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, embora menor que a observada em março (-11,5%). No índice acumulado nos últimos doze meses, a queda chega a 9,6%.
Segundo o IBGE, a leve alta de 0,1% de março para abril mostra taxas positivas em duas das quatro grandes categorias econômicas e em 11 dos 24 ramos pesquisados.
No que se refere aos setores, os principais impactos positivos foram em produtos alimentícios (4,6%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,0%). Entre os 13 ramos que tiveram a produção reduzida, estão os de maior relevância sobre a média global da indústria: veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,5%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,9%).
Em relação às grandes categorias econômicas, ainda em relação a março, bens de capital mostrou a expansão mais acentuada em abril, com crescimento de 1,2% – quarta taxa positiva consecutiva, acumulando no período aumento de 7,7%. O segmento de bens intermediários também ampliou a produção em abril, ao crescer 0,5% sobre o mês de março.
Já os setores de bens de consumo duráveis apresentaram queda de um mês para outro. No caso de bens de consumo duráveis, a queda foi de 4,4% e, no de bens de consumo semi e não duráveis, de 0,6%.”
(Agência Brasil)

STF rejeita recurso e mantém Eduardo Cunha como primeiro réu da Lava Jato

Eduardo-Cunha-4
“O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade nesta quinta-feira, 2, recurso do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ)contra decisão que o tornou o 1º réu da Lava Jato na Corte. Cunha questionava pontos do julgamento do STF de março, que abriu a ação contra ele. O recurso foi rejeitado por unanimidade.
Segundo o relator da Lava Jato no STF, Teori Zavascki, embargos de declaração apresentados pela defesa do peemedebista buscavam apenas novo julgamento do caso e eram sinal de “mero inconformismo”. O voto foi seguido pelos demais ministros.
Eduardo Cunha responde por suspeita de ter recebido propinas em contratos para compra de navios-sonda da Petrobras, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República. Segundo a denúncia, Cunha teria recebido até US$ 5 milhões em contrato da petroleira entre 2006 e 2007. O dinheiro seria então enviado para contas do peemedebista na Suíça.
Aberto em março, o processo ainda está na fase inicial de instrução processual, quando são apresentadas testemunhas de defesa e acusação. Apenas depois disso, serão realizadas oitivas de coleta de provas e depoimentos.
No início de maio, Eduardo Cunha foi afastado do cargo de presidente da Câmara e do mandato por decisão do STF. A suspensão ocorreu após a PGR acusar o deputado de usar o cargo para obstruir investigações e destruir provas. Apesar da gravidade da denúncia, pedido do procurador demorou mais de cinco meses para ser julgado.
(Com Agências)

Anatel não irá atuar contra limitação de internet fixa

Parece que a confusão da limitação da internet banda larga fixa no Brasil voltou. Durante um evento realizado pela Associação Brasileira de Internet e Telecomunicações (Abrint), o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, segundo o site Olhar Digital, afirmou que a agência não irá regular ou controlar os modelos de negócios das empresas prestadores de acesso à internet, visto que a legislação não impede que as empresas limitem o consumo de dados e também não interfere em decisões estratégicas.
Não é a primeira vez que a Anatel assume uma postura pró-mercado (AQUI). Declarações anteriores culpando os gamers pelo estouro da banda ou mesmo dizendo que o internauta ficou mal acostumado já foram dadas por Rezende.
(com informações site Olhar Digital)

BC inclui Ceará entre estados com as contas no vermelho

Abalados por uma forte crise fiscal, 18 dos 27 Estados estão com as contas no vermelho. Dados divulgados ontem pelo Banco Central (BC) mostram que esse grupo gastou bem mais do que arrecadou nos últimos 12 meses encerrados em abril. A situação mais grave é a do Rio de Janeiro, cujo déficit primário chegou a R$ 4,2 bilhões naquele mês.
Em seguida, estão Ceará, com rombo de R$ 2,2 bilhões, e Bahia, com R$ 1,3 bilhão. Os números do BC também deixam claro que houve um agravamento do quadro desde 2015. No mesmo período do ano passado, 11 unidades da federação estavam deficitárias.
Esse cenário foi tornado público ontem durante divulgação das contas do setor público consolidado (governo central, estados, municípios e estatais) em abril. Após dois meses no vermelho, os números voltaram a ficar no azul e apresentaram um superávit de R$ 10,182 bilhões. O valor, contudo, é 24% menor do que no ano passado. A redução do superávit dos estados e municípios foi a mais elevada, de 38% — R$ 2,6 bilhões para R$ 1,6 bilhão.
Diante do quadro negativo dos governos estaduais, a equipe econômica está disposta a dar um alívio extra no pagamento das dívidas desses entes com a União. O tamanho da ajuda começou a ser negociado nesta quarta-feira (1º), em uma reunião entre o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Tarcísio Godoy, e os secretários de Fazenda estaduais. A ideia dos Estados é propor, inicialmente, um desconto entre 60% e 80% nas parcelas que são pagas mensalmente ao governo federal por um período de até um ano.
(com informações d'O Globo)

Ibope: Para 63%, Dilma foi afastada por interesses políticos

Pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência revela que para 63% dos brasileiros, deputados e senadores afastaram Dilma em próprio benefício ou de partidos e instituições privadas.
Na foto acima, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), o 342º deputado a votar pela aprovação do impeachment, comemora a passagem do processo a Senado. Quando Dilma foi afastada, ele se tornou ministro das Cidades do governo Temer.
Fonte: Rede Brasil Atual

Polícia Civil fecha 2º laboratório de refino de drogas em uma semana no Ceará

Laboratório funcionava em um apartamento no Bairro Maraponga. Duas pessoas foram presas.

Policiais Civis da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD) fecharam, na noite dessa terça-feira (31), o segundo laboratório de refino de drogas que funcionava em Fortaleza.

Dessa vez, o laboratório desativado tinha como endereço um apartamento no Bairro Maraponga. Esse é o segundo local fechado pela Polícia na última semana. Duas pessoas foram presas.
Polícia encontrou cocaína, crack, armas e munições (Foto: SSPDS/Divulgação)
Os policiais flagraram o exato momento em que Morone Costa Fonseca (27) e Natani Saraiva Ferreira (21), ambos sem antecedentes criminais, se encontraram, para uma entrega de drogas, no estacionamento de um supermercado na Avenida Godofredo Maciel. A dupla foi abordada e com ela foi encontrada uma quantidade de cocaína. Após o flagrante, os policias seguiram com os presos até um apartamento localizado na Rua Coronel Manoel Albano, ainda na Maraponga. No local funcionava o laboratório de drogas que era de propriedade de Natani. De lá, os policiais seguiram até a residência de Morone, na Barra do Ceará onde localizaram mais drogas e uma pistola.

Cocaína, crack e armas
No total foram apreendidos seis quilos de cocaína, 7,5 quilos de crack, uma pistola de calibre .40 municiada, 64,5 quilos de substâncias do tipo mineíta e creatina (utilizado no preparo da droga), 32 ampolas de anestésico de uso veterinários, material para embalagem da droga, quatro balanças de precisão, celulares, além dos dois veículos um Siena, de placas NQX 2350, e um Classic, de placas OIA 1899, utilizados pelos presos.

A dupla foi encaminhada à sede da Divisão onde foi autuada em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Morone também foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Ação anterior
Na última sexta-feira (27), outro laboratório foi desativado. O local funcionava no bairro Aracapé, na Área Integrada de Segurança 05 (AIS 05) de Fortaleza. Dois homens foram capturados. No local, que funcionava na Rua B, no Aracapé, foram apreendidos 3,6 quilos de cocaína, 900 gramas de crack, 2,4 quilos de pó branco, uma prensa hidráulica, um micro-ondas e apetrechos para fabricação da droga como colheres, vasilhas, um liquidificador e formas.

Fonte: G1 CE

URGENTE! DOIS DETENTOS PERICULOSOS FOGEM DA PENITENCIÁRIA INDUSTRIAL REGIONAL DE SOBRAL-PIRS

Dois detentos da PIRS fugiram na madrugada desta quinta-feira (2) na cidade de Sobral. Informações iniciais apontam que os indivíduos fugiram utilizando uma "teresa". A fuga aconteceu na vivência 1 B. A grade de ventilação foi serrada e eles desceram com auxílio da "teresa".

Os fugitivos foram identificados por Francisco Tiago de Sousa, 31 anos, natural de Santana do Acaraú. O outro preso foi identificado por Pedro Jean dos Santos Virgindo, vulgo "bactéria", natural de Abaiara, 22 anos.

Os fugitivos são indivíduos considerados de alta periculosidade. Quem souber informações do paradeiros dos preso, ligar para o telefone da Polícia (190), o sigilo é garantido.
Francisco Tiago de Sousa
Pedro Jean dos Santos Virgindo
Francisco Tiago de Sousa
Fonte: Sobral 24 horas

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Relator pede a cassação de Eduardo Cunha

“O relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), pediu a cassação hoje (1º) do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por quebra de decoro parlamentar. Ao apresentar seu relatório no Conselho de Ética, Rogério disse que Cunha quebrou o decoro parlamentar ao não informar a existência de contas no exterior durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.
“Houve uma intenção deliberada de escamotear a existência de toda uma estrutura montada para o recebimento de propina e ocultação de patrimônio ilícito”, disse Rogério, que acusou Cunha de ter agido dolosamente ao mentir na CPI.
“A ida [de Cunha] na CPI constituiu muito mais que uma clara tentativa de colocar o Congresso Nacional contra as investigações que o procurador-geral da República [Rodrigo Janot] vinha conduzindo naquele momento. Aqui resta evidente que o falso praticado na CPI foi premeditado na tentativa de colocar o Congresso Nacional contra as investigações que vinham sendo efetuadas pelo procurador-geral da República naquele momento, do que um ato de colaboração com os atos processuais que vinham sendo praticados pela comissão parlamentar”, acrescentou.
Um pedido de vista feito pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliado de Cunha, adiou a discussão e votação do parecer que deve ocorrer na próxima semana.”
(Agência Brasil)

Enem – Travestis e transexuais podem solicitar uso do nome social a partir de hoje quarta-feira (1)

O travesti ou homossexual participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que quiser ser identificado pelo nome social no dia das provas deve fazer a solicitação pela internet a partir de hoje quarta-feira (1º). O prazo vai até o dia 8. No dia do exame, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo que consta no documento de identidade.
O uso do nome social deve ser solicitado exclusivamente na Página do Participante do Enem. O candidato deve enviar formulário específico pelo sistema, acompanhado de foto e documento de identificação. Desde 2014, o Enem recebe o cadastro para o uso do nome social. O número de inscrições subiu de 102, na edição de 2014, para 278 na edição de 2015. Os participantes travestis e transgêneros também têm garantido o direito de usar o banheiro do gênero com o qual se identificam.
As provas do Enem serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do exame é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos, por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

(Agência Brasil)

País tem primeiro teste rápido nacional para zika; resultado sai em 20 minutos

A Secretaria de Saúde da Bahia obteve o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e apresentou na terça-feira (31) em Salvador, o primeiro teste sorológico rápido nacional para detecção do vírus Zika. Assim, o exame que costumava levar semanas terá resultado em até 20 minutos.
O dispositivo tem duas fitas portáteis (cassetes), que usam uma pequena amostra de soro do paciente. Uma das fitas reage com o anticorpo IgM, identificando infecções de até duas semanas. Já o segundo cassete reage ao IgC e identifica se o paciente já teve a infecção há mais tempo. Isso permite que o teste rápido detecte os anticorpos contra o vírus da Zika, no organismo do paciente, em qualquer fase da doença.
O vírus Zika foi descoberto, na Bahia, em julho de 2015, quando casos associados à Síndrome de Guillan-Barré foram confirmados. De acordo com a Sesab, nos cinco primeiros meses deste ano, 36.725 casos foram registrados na Bahia.

(com Agências)

Vereadores aprovam aumento salarial, e sobralenses reagem nas redes sociais

O Projeto de Lei que autoriza o aumento da remuneração dos vereadores sobralenses na lesgialtura que se inicia em 1º de janeiro de 2017 foi aprovado em segunda votação na noite desta terça-feira, 31 de maio, no Plenário 5 de Julho, da Câmara Municipal de Sobral.
Com votos dos vereadores Hermenegildo, Fransquinha, Gege Romão, Adauto Arruda, Fredim, Cláudio Gil, Silvio Ávila, Itamar Ribeiro, Gaudencio, Dr. Wellington, Tiago Ramos e Jr Balreira, o Projeto segue agora para redação final e posteriormente será encaminhado para sanção ou veto do prefeito Veveu Arruda. Caso homologado, o novo salário será de R$ 12.661,00
Autor da emenda que propunha que os vencimentos dos vereadores fosse igualado ao dos professores da rede municipal, Gilmar Bastos, , chegou a fazer um apelo aos seus   pares: “Aqueles que tiverem consciência, votem contra o projeto”. Não adiantou. Gilmar usou sua conta no Facebook para informar que proporá ao prefeito sobralense para vetar o projeto, e devolver para a Câmara Municipal.

Clique AQUI e assista a discussão entre os edis sobralenses antes da votação do Projeto.
fonte:Sobral em revista

Aneel decide manter bandeira verde para conta de luz no mês de junho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu hoje terça-feira (31) manter a bandeira verde nas contas de luz no mês de junho. Será o terceiro mês seguido em que não haverá cobrança extra nas tarifas. "Considerando o cenário agregado, não há necessidade de acionamento da bandeira amarela", afirmou o relator do processo, o diretor Reive Barros.
O órgão regulador levou em conta também o fato de que a usina Celso Furtado só será acionada na primeira semana de junho. "Será possível manter a bandeira verde sem prejuízo do equilíbrio econômico- financeiro das distribuidoras", disse Barros. A bandeira amarela, que adiciona R$ 1,50 a cada 100 quilowatt-hora de consumo na conta de luz, havia vigorado em março.
De janeiro de 2015 a fevereiro de 2016, vigorou a bandeira vermelha, que sinaliza piores condições de geração de energia. Atualmente, a bandeira vermelha adiciona uma cobrança de R$ 3,00 ou R$ 4,50 a cada 100 kWh de consumo, dependendo do custo e da quantidade de térmicas ligadas.
(com informações Aneel)

Feliz 2016: até esta quarta, brasileiro trabalhou só para pagar impostos

Tributos sugam 153 dias do ano, ou cinco meses e um dia de trabalho, segundo pesquisa. Há 30 anos, eram apenas 82 dias. Há dez anos, 145.

Os brasileiros trabalham 153 dias do ano, ou cinco meses e um dia, somente para pagar tributos, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Contado desde o início do ano, o prazo acaba nesta quarta-feira, 1° de junho.

A estimativa, que leva em consideração impostos, taxas e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal, revela que os contribuintes têm de trabalhar cada vez mais para conseguir pagar impostos. Há 30 anos, em 1986, eram necessários 82 dias para pagar tributos. Em 1996, o número subiu para 100 dias. Em 2006, eram necessários 145 dias, até atingir os atuais 153 dias.

Em média, os cidadãos têm que destinar 41,80% do seu rendimento bruto para pagar a tributação sobre renda, consumo, patrimônio etc. Nos anos de 2014 e 2015, o índice era de 41,37%.

"Tivemos, a partir do início do ano de 2015, uma série de aumentos de tributos, que causaram esse acréscimo de dias trabalhados pelos brasileiros somente para pagá-los, com reflexos neste ano de 2016", comentou, em nota, o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.

No ranking dos países pesquisados, o Brasil se aproxima da Noruega, onde os cidadãos destinam 157 dias de trabalho aos tributos e de outros países europeus como Suécia (163), Alemanha (139).

"No entanto, a população de lá tem um considerável retorno em termos de qualidade de vida, podendo usufruir dos serviços públicos, diferentemente do povo brasileiro, que paga muito e não tem o retorno adequado", afirma João Eloi.

Em São Paulo há um painel que mostra, em tempo real, quanto já foi pago para os governos federal, estaduais e municipais neste ano. A conta exibida no "Impostômetro" já ultrapassa 830 bilhões de reais.
 
Com informações da Veja Abril
Foto ilustrativa

Bandidos são fuzilados quando fugiam após um "arrastão" na cidade de Juazeiro do Norte-Ce!

Dois assaltantes foram mortos, a tiros, no começo da manhã desta quarta-feira (1º), logo após praticar um “arrastão” em uma padaria. O duplo homicídio ocorreu na periferia da cidade de Juazeiro do Norte, na Região do Cariri (528Km de Fortaleza). Foi o assassinato múltiplo do mês de junho.
Corpos dos criminosos foram encontrados no meio da rua, ao lado da moto / FOTO: portal miseria.com
Era por volta de 6h30 quando a dupla armada invadiu o estabelecimento localizado na Rua Antônio Sales, no bairro Novo Juazeiro. Clientes e funcionários foram rendidos e obrigados a entregar seus objetos pessoais e dinheiro.

Em meio aos reféns da dupla havia um radialista que fazia um programa ao vivo através do seu celular. Delton Sá, que também é locutor esportivo, narrou para os ouvintes, em tempo real, o desfecho do assalto.

Logo após o crime, os bandidos fugiram numa moto, mas acabaram sendo baleados a poucos metros da padaria. Os tiros partiram de dentro de um veículo não identificado. Ambos foram atingidos por vários disparos e tiveram morte imediata. Os corpos ficaram caídos ao lado da motocicleta. Não foram, ainda, identificados.

Mais crimes

Nas últimas 24 horas, a Polícia fez o registro de vários crimes de morte em todo o Ceará.

No Município de Jardim, também no Cariri (a 574Km de Fortaleza), um homem identificado apenas por Mikael, foi executado, a tiros, na noite de ontem. O crime ocorreu em frente à Igreja Matriz daquela cidade, onde era realizada uma cerimônia religiosa de coroação.

Dois homens foram seqüestrados e mortos, na tarde desta terça-feira (31), no Município de Morada Nova (163Km da Capital). As vítimas foram levadas por um grupo armado que invadiu casas na localidade de Extrema, no Distrito de Roldão. Os dois homens, identificados apenas por Neílson e Jocélio, foram colocados no porta-malas de um veículo.

Mais tarde, o corpo de Jocélio foi encontrado, com marcas de tiros, na localidade de Pedro Gomes, também na zona rural. O segundo cadáver apareceu somente à noite.

No Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, o corpo de um homem, já em adiantado estado de decomposição, foi encontrado em um matagal nas proximidades de um clube de tiro. A vítima não foi, ainda, identificada. 

Via Blog do Fernando Ribeiro