quarta-feira, 6 de abril de 2016

Índice de confiança do comércio registrou alta de 1,1% em março

Dragao_da_inflacao
“O Índice de Confiança do Comércio (Icec) registrou alta de 1,1% em março deste ano, em comparação a fevereiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Na comparação com março de 2015, a queda da confiança do setor chegou a 13,9%.
Para a CNC, a queda reflete a contínua retração do varejo, provocada pelo enfraquecimento do mercado de trabalho. Estimativas indicam que a taxa de desemprego média pode chegar a 12% este ano. No entanto, para a CNC, o recente movimento de valorização do câmbio pode favorecer os comerciantes.
“Seguem ausentes indicativos de reversão no médio prazo, especialmente em função do desemprego e da queda na renda real dos consumidores, que influenciam as vendas”, disse a economista da confederação, Izis Ferreira. Já o aumento mensal, segundo a CNC, é resultado da elevação do subíndice que mede as condições correntes, que chegou a 44,1 pontos, subindo 9% em relação a fevereiro.
A avaliação positiva da percepção dos comerciantes subiu 34,2% na comparação mensal.“Na comparação anual, no entanto, há uma retração de 28,1% nesta avaliação positiva da percepção dos comerciantes. Para 92,9% dos varejistas, a economia piorou em março de 2016”, disse a pesquisa. Segundo a pesquisa, 92,9% dos varejistas disseram que a economia piorou em março de 2016. Em fevereiro, esse percentual foi de 93,3% e, em janeiro, 94,4%.
A CNC estima que o volume das vendas do comércio em 2016 recue 4,2% no varejo restrito e 8,4% no varejo ampliado, que inclui os setores de automóveis e materiais de construção.”
(Agência Brasil)

Michel Temer diz estar espantado com liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello

“O vice-presidente, Michel Temer, disse que ficou “extremamente espantado” com a liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Melo determinando que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, dê prosseguimento a processo de impeachment contra ele.
Temer disse que se surpreendeu “enormemente” com a liminar do ministro, a quem disse respeitar e se comportar, “no geral, em obediência absoluta à ordem jurídica”. Segundo ele, a decisão de Marco Aurélio o “agride profissional e moralmente”.
“Eu apenas pensei, quando li o despacho: ‘Bom, eu acho que tenho que voltar ao primeiro ano da faculdade de direito, para reaprender tudo’. Eu confesso que digo isso porque isto [o fato de ter assinado decretos sem previsão orçamentária] me agride profissional e moralmente. Quando sai uma notícia dessa natureza, a tendência é de: ‘Poxa, mas o Temer errou tudo, que coisa feia’. Fica mal para mim até no campo profissional”, explicou.
De acordo com o vice-presidente, as possíveis irregularidades apontadas na denúncia contra ele foram classificadas pelo próprio Tribunal de Contas da União como tendo sido cumpridas conforme a lei.
“O pedido de impeachment, quando foi formulado, invocou os decretos que eu, na condição de interino, assinei como presidente da República. Estes decretos estavam dentro da Lei Orçamentária, dentro da meta fiscal. Tanto que um deputado questionou a matéria no Tribunal de Contas [da União] e o procurador do tribunal deu parecer nesse sentido. Não poderia ser de outra maneira. Ou seja, vice-presidente, no exercício interino da Presidência da República, assinou quatro decretos dentro da Lei Orçamentária. Não houve nenhuma espécie, digamos assim, de pedaladas”, afirmou o vice-presidente.”
(Agência Brasil)

Eleitor tem até o dia 4 de maio para requerer inscrição eleitoral ou transferir domicílio

O dia 4 de maio é a data limite para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. Também é o último dia para o cidadão que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título eleitoral e para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção eleitoral especial (Lei nº 9.504/1997).
O cadastro eleitoral para as Eleições Municipais de 2016 teve início após o segundo turno do pleito de 2014. Até o dia 31 de março deste ano, foram realizados 5.911.061 alistamentos eleitorais, 3.464.233 pedidos de transferência de domicílio e 513.694 solicitações para votar em seções eleitorais especiais.
Sobre os brasileiros que residem no exterior, os números correspondem a: 33.208 alistamentos, 31.765 pedidos de transferência e 155 solicitações de seções eleitorais especiais.”
(com informações TSE)

Agência de Inclusão Produtiva já matriculou mais de 100 sobralenses em cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência de Inclusão Produtiva, já matriculou, de janeiro a março deste ano, mais de 100 pessoas em cursos profissionalizantes de auxiliar de secretaria escolar, assistente de créditos e cobranças, manicure, costureiro, organizador de evento, recepcionista de evento, pintura em tecido, computação e artes decorativas. 84,3% dos matriculados são mulheres e 64,5% deles tem o ensino fundamental ou médio completos. 

“O objetivo da Agência é dar oportunidade às pessoas. Muitos dos que participam destes cursos, são jovens que ainda não tiveram seu primeiro emprego. Nosso trabalho é encaminhar e inserir estas pessoas no mercado de trabalho, formal ou informal. Para tanto, além dos cursos, eles participam de oficinas como de construção de currículo e orientação comportamental”, explicou a coordenadora da Agência, Margarida Melo.
As aulas, que acontecem em nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Município e no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), estão sendo oferecidos em parceria com o Programa Senac de Gratuidade (PSG) e a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (Ecoa Sobral) e Sindicato dos Calçadistas de Sobral.
SERVIÇO:
Agência de Inclusão Produtiva
Rua Cel. José Sabóia, 531 - Centro.
Mais informações: (88) 3677-3231/3677-3230.
(com informações Blog de Sobral)

Mensagens do WhatsApp agora são protegidas com maior nível de segurança

O WhatsApp inaugura o serviço de proteção de mensagens com criptografa de ponta-a-ponta. Segundo texto que aparece para o usuário, "as mensagens que você enviar para esta conversa e ligações agora são protegidas com criptografia ponta-a-ponta. Toque para mais informações". Esta proteção serve para todo o conteúdo da mensagem (texto, anexos com vídeos e/ou áudios).
Mas é importante que seu amigo que vai receber a mensagem tenha também aceito a criptografia. Se for um grupo, todos no grupo precisam ter aceito o processo. Quando o usuário clica, aparece outra mensagem que pede que confirme, saiba mais ou ok. A opção "saiba mais" envia você para um texto em inglês no blog do WhatsApp com mais informações. Se clicar em "ok" nada acontece. Mas se tocar em "confirme" aparece um código de barras, vários números e o pedido para que você "escaneie o código no telefone do seu contato ou peça a ele que escaneie o seu código para confirmar que suas mensagens e ligações são criptografadas de ponta-aponta.
Vocês também podem comparar o número acima para confirmar". Desta forma, o WhatsApp espera ajudar os usuários a tornar seus dados, conversas e informações menos acessíveis a hackers, bisbilhoteiros e até regimes que não respeitam a liberdade do usuário.
(com informações Diário do Nordeste)

Ceará tem oito mortes de bebês com microcefalia causadas pelo vírus zika

O vírus zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Aedes aegypti também é vetor da dengue, febre amarela e chikungunya.
Oito bebês morreram, no Ceará, por microcefalia associada ao vírus da zika, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Saúde do Estado. Segundo o boletim, ocorreram 28 óbitos, sendo quatro casos de natimortos e 24 casos que evoluíram a morte após o nascimento.

Destes, 46,4% (13) permanecem em investigação e 53,6% (15) foram confirmados sugestivos de infecção congênita. O vírus zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue, febre amarela, chikungunya e síndrome de Guillain-Barré.
De acordo com infectologista Roberto da Justa, após o nascimento, o bebê não tem mais o vírus zika no corpo. "O vírus esteve durante o desenvolvimento fetal, mas após dias ou semanas, ainda no corpo da mãe, o virus é eliminado. A criança não transmite vírus pra ninguém. Ela fica com as sequelas da infecção durante a gravidez", explica.

"Uma parcela vai nascer com microcefalia, outra parcela não vai nascer. O dano cerebral às vezes é tão grave que acaba comprometendo funções vitais, principalmente respiração e capacidade de se alimentar", relata. "Existem casos mais leves, outros mais graves. Pode repercutir futuramente no desenvolvimento psicomotor, fala, aprendizagem, memória, locomoção", explica o médico.

"Uma parcela vai nascer com microcefalia, outra parcela não vai nascer. O dano cerebral às vezes é tão grave que acaba comprometendo funções vitais, principalmente respiração e capacidade de se alimentar", relata. "Existem casos mais leves, outros mais graves. Pode repercutir futuramente no desenvolvimento psicomotor, fala, aprendizagem, memória, locomoção", explica o médico.

O boletim mostra, ainda, que entre outubro de 2015 e 4 de abril deste ano, foram notificados 437 casos de microcefalia no estado. Destes, 17,4% (76) foram confirmados, 26,1% (114) foram descartados e 56,5% (247) estão em investigação. Do total de notificados, 83,5% (365) foram detectados no pós-parto e 16,0% (70) durante a gestação. Dos casos confirmados, 88,2% (67) foram encerrados. Outros 240 são investigado. Em março, foi confirmado pela 1ª vez um caso de microcefalia em um bebê vivo, em Fortaleza.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Região Nordeste é tida como o epicentro do surto de microcefalia associado ao zika, mas um aumento relativo na incidência da doença também já foi notado em outros estados, com menor intensidade. Nenhuma área habitada pelo Aedes aegypti, em princípio, está livre de ver casos de microcefalia associados ao zika no futuro, mesmo que não sejam muitos.

Microcefalia

A microcefalia é uma condição rara em que o bebê nasce com um crânio de um tamanho menor do que o normal – com perímetro inferior ou igual a 32 centímetros (até este ano o Ministério da Saúde adotava 33 cm, mas a medida foi alterada de acordo com parâmetros da Organização Mundial da Saúde). A condição normal é de que o crânio tenha um perímetro de pelo menos 34 centímetros. Essas medidas, no entanto, valem apenas para bebês nascidos após nove meses de gestação, e não são referência para prematuros.

Na maior parte dos casos, a microcefalia é causada por infecções adquiridas pelas gestantes, especialmente no primeiro trimestre de gravidez – que é quando o cérebro do bebê está sendo formado. De acordo com os especialistas, outros possíveis causadores da microcefalia são o consumo excessivo de álcool e drogas ao longo da gestação e o desenvolvimento de síndromes genéticas, como a síndrome de Down.

Pesquisas

Pesquisadores brasileiros descobriram que o agente infeccioso que se espalhou pelo Brasil é resultado de uma mutação que criou um tipo novo de vírus muito mais perigoso e que ataca as células dos cérebros dos bebês. Segundo eles, esse é uma vírus diferente do que foi identificado em Uganda, na África, em 1947.

"Foram mutações que tornou o vírus zika capaz de entrar no sistema nervoso central das pessoas com mais facilidade. O vírus africano infecta e destrói logo a célula. O nosso vírus opera a diferenciação da célula". explica Amílcar Tanuri, virologista e pesquisados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Assim, a infecção impede que as células troco virem neurônios, que são as células do cérebro. Sem a multiplicação dos neurônios, o cérebro dos bebês não cresce, mostra a pesquisa.

Recomendações

Para evitar o contágio, a Secretaria de Saúde orienta sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus. As gestantes devem fazer uso de repelente tópico, considerando a relação causal entre o Zika vírus e os casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika diagnosticados no país. Estudos indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET por gestantes não apresenta riscos.

Fonte: G1 CE

MBL protocola pedido de impeachment de Marco Aurélio Mello

A guerra entre poderes em torno do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer ganhou um novo capítulo na tarde desta quarta-feira. Lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL) protocolaram, no Senado, um pedido de impeachment para cassação do mandato do ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.

Assinada pelo advogado Rubens Nunes Filho, coordenador do MBL, o pedido de impeachment do ministro do Supremo, previsto no artigo 39 da Constituição, tem como objeto a suposta prática de crime de responsabilidade e usurpação de poder atropelar um ato interna corporis ao conceder liminar obrigando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a abrir processo de impeachment contra Temer. Nesta quarta-feira, Mello minimizou a decisão de Cunha de recorrer da decisão. “Não sou sou semideus”, disse o ministro, segundo quem o presidente da Câmara é obrigado a cumprir a determinação.

Segundo Kim Kataguiri, também coordenador do MBL, ao conceder a liminar determinando que Cunha dê prosseguimento a um pedido de impeachment do vice-presidente, o ministro Marco Aurélio Mello estaria afrontando jurisprudência do próprio Supremo, que confirmou a prerrogativa do presidente da Câmara de decidir se abre ou não os pedidos de impeachment encaminhados á Casa.

Os autores da peça alegam também que não há previsão constitucional de impeachment de vice-presidente da República.

— Do ponto de vista jurídico, a liminar do ministro Marco Aurélio é completamente descabida porque atenta contra os princípios básicos da Constituição, que prevê a separação dos poderes. É absurda! O ministro do Supremo, que deveria atuar como guardião da Constituição, se transformou em seu algoz — diz Rubens Nunes, que assina como requerente do pedido de impeachment do ministro do Supremo.

Protocolado, caberá ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidir sobre a admissibilidade do pedido. Admitido, cria-se a comissão processante para oferecer parecer sobre a conduta de Marco Aurélio Mello.

— Lógico que é uma ironia, sabemos que a liminar não tem amparo constitucional. Mas, se Renan engavetar o pedido, podemos recorrer à jurisprudência do ministro Marco Aurélio e recorrer ao Supremo pedindo que o ministro dê uma liminar para dar prosseguimento a seu próprio impeachment — disse Rubens Nunes Filho.

O ativista teve que percorrer uma via crucis para conseguir protocolar o pedido de impeachment. Ao chegar ao Senado, foi informado que pedido deveria ser protocolado no gabinete da presidência do Senado. Dirigiu-se para o gabinete de Renan, e de lá foi despachado pelos funcionários para o setor de protocolo, no anexo I. Enfrentou a fila e, quando chegou no balcão, foi novamente encaminhado à presidência da Casa. Ninguém queria receber o documento.

— É uma situação estranha que ninguém queira receber e protocolar o pedido de impeachment do ministro do Supremo. O protocolo é obrigado a receber qualquer documento encaminhado ao Senado — protestou o líder do movimento das ruas antes de, finalmente, conseguir protocolar o pedido.

terça-feira, 5 de abril de 2016

STF julgará na próxima semana se Lula poderá ocupar ministério

gil
“O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (5) que a Corte deve julgar na semana que vem a validade da posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no cargo de ministro da Casa Civil.
Mendes afirmou que logo após receber o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) vai liberar os recursos da defesa de Lula e da Advocacia-Geral da União (AGU) para o plenário Tribunal decidir o caso.
No dia 18 de março, Gilmar Mendes suspendeu a posse de Lula na Casa Civil, por entender que a nomeação do ex-presidente teve objetivo de retirar a competência do juiz Sérgio Moro para investigá-lo.
A investigação na Operação Lava Jato apura suposto favorecimento de Lula na compra da empreiteira OAS de um apartamento no Guarujá, e por benfeitorias em um sítio frequentado pelo ex-presidente, em Atibaia, interior de São Paulo.
Em recursos apresentados ao Supremo, a Advocacia-Geral da União (AGU) rebateu o entendimento de Gilmar Mendes sobre suposta intenção de o governo nomear Lula para beneficiá-lo com foro privilegiado, em função das investigações da Lava Jato.
Além disso, a AGU alegou que a avaliação do ministro é equivocada, porque parte da premissa de que o Supremo é um lugar para proteção contra impunidade, o que não é verdade, segundo o órgão.
Defesa de Lula
Ontem (4), a defesa de Lula disse que o juiz federal Sérgio Moro tenta intervir na organização política do país. A afirmação está na manifestação em que os advogados pedem a derrubada da decisão de Gilmar Mendes, que suspendeu monocraticamente a posse de Lula na Casa Civil.”
(Agência Brasil)

Comissão do Impeachment – Votação final será na tarde da proxima segunda-feira

“A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff vai iniciar a votação do relatório final às 17 horas da próxima segunda-feira (11). Pelo cronograma, que foi definido há pouco pelos líderes do colegiado, o relator, Jovair Arantes (PBT-GO), apresentará e fará a leitura de seu parecer amanhã (6). Depois, será concedida vista coletiva de duas sessões legislativas, na quinta e na sexta-feira (7 e 8).
A comissão iniciará as discussões sobre o parecer na sexta-feira (8), mas não fará sessões no fim de semana. Os membros do colegiado retomarão os debates segunda-feira de manhã e vão trabalhar até as 17 horas.
“Temos cinco sessões para apresentação, discussão e votação do relatório. O limite é a segunda-feira. Portanto, como tem sido praxe na comissão, dando oportunidade para que todos se manifestem, estabelecemos um acordo de procedimento”, explicou o presidente da comissão do impeachment, Rogério Rosso (PSB-DF).
Rosso informou que vai conversar ainda com os líderes dos partidos para tentar reduzir o tempo de fala, hoje de 15 minutos, de modo a agilizar o processo de debate e votação do relatório final. “Nosso prazo máximo são as cinco sessões. Portanto, vamos trabalhar muito para que, no início da noite, tenhamos o resultado final da votação na comissão.”
A pressa na definição ocorre, entre outros pontos, porque há receio de que, se o parecer ultrapassar o limite de 15 sessões de funcionamento da comissão, crie-se uma brecha para contestações na Justiça. “Não há uma previsão regimental caso a quinta sessão [para apresentação, discussão e votação do relatório] se estenda até a sexta. Portanto, nosso esforço será para terminar os trabalhos na quinta sessão”.
Após a reunião dos líderes, o relator confirmou a apresentação do parecer final para amanhã, às 14h. Segundo Jovair Arantes será um relatório “grande e consistente”, com aproximadamente 80 páginas. “Já tínhamos um trabalho bastante adiantado em relação à denúncia. Foi apresentada ontem [4]a defesa, passamos a noite trabalhando e hoje estamos trabalhando o dia todo. Amanhã, pela manhã, também vamos continuar e finalizaremos até o meio-dia.”
(Agência Brasil)

Estudantes de Medicina farão avaliação nacional para receber o diploma

A partir deste ano, alunos de medicina de todo o país farão avaliações nacionais a cada dois anos durante o curso. As avaliações, aplicadas no segundo, quarto e sexto ano serão obrigatórias. Aqueles que não obtiverem a nota mínima definida pelo Ministério da Educação (MEC) na última avaliação não poderão obter o diploma e também não poderão ingressar na residência médica.
A chamada Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem) está prevista no Programa Mais Médicos (Lei 12.871/2013) e em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). Pelas normas, o prazo para que a avaliação começasse a ser aplicada termina este ano. A aplicação começará pelos alunos do 2º ano de medicina em agosto. A medida em que os alunos avançam nos estudos, as demais avaliações serão implementadas. A do 6º ano passará a ser aplicada em 2020.
O anúncio foi feito na última sexta-feira, 1º de abril, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo o Ministério da Educação (MEC), cerca de 20 mil estudantes farão a prova em 2016.
Fonte: Agência Brasil

PMDB do Ceará ainda não entregou os cargos federais

Mesmo com o estardalhaço que fez do anúncio de rompimento com o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT), o PMDB ainda não desembarcou do governo. Os inúmeros cargos que detém continuam ocupados por peemedebistas sem sinalização de cumprir o que os líderes alardearam em alto e bom som para a mídia.
No Ceará, além de cargos de terceiro escalão, o PMDB, presidido no Estado pelo senador Eunício Oliveira, ainda ocupa a presidência do BNB, com o economista Marcos Holanda, e da Companhia Docas, com o sociólogo César Pinheiro. O BNB e a Cia. Docas são de indicação pessoal do senador cearense. Eunício Oliveira justificou que colocou os cargos à disposição da presidente, mas parece não ter conversado com seus indicados para que eles entreguem esses cargos. A própria assessoria de imprensa do BNB informou não ter nenhuma informação sobre mudanças na direção do banco.
O jornalista Gualter George, do jornal "O Povo" diz em artigo cujo título é "Assim é, e sempre foi, o PMDB", que "Aqueles discursos fortes, firmes, de compromisso com o povo, sintonia com a sociedade e outros blá blá blá da última semana somem quando, 24 horas depois, se tenta conferir de que forma a ação prática repercute a decisão política anunciada sob grande barulho". E complementa que "a velha prática peemedebista é esperta demais para não deixar uma brecha que seja para um eventual caminho de volta".
Fonte: Site Brasil 247

Santa Casa de Sobral abre seleção para Técnicos de Enfermagem

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral informa aos interessados a abertura de um novo Edital para contratação de Técnicos em Enfermagem. As inscrições estarão abertas entre os dias até as 23h59min do próximo dia 08 de abril de 2016, online, através do “Formulário de Inscrição” contido no referido edital.
O candidato interessado deverá enviar curriculum vitae através do site www.stacasa.com.br, através do “Formulário de Inscrição”. O mesmo deverá receber um e-mail de confirmação de inscrição que deverá ser entregue na primeira fase da seleção.
O processo seletivo estará aberto a candidatos que estejam inscritos e regulares com o Conselho Regional de Enfermagem – COREN na categoria de Técnico em Enfermagem.
fonte:Sobral em revista

CAOS EM SOBRAL APÓS CHUVA!

Ruas e casas alagadas em vários bairros de Sobral, logo após a chuva de hoje à tarde. Confira nas imagens a seguir.

Centro de Sobral - Rua Oriano Mendes:


Bairro Alto da Rolinha:
fonte:Sobral 24 horas

DENÚNCIA: POPULAÇÃO RECLAMA A FALTA DE MEDICAMENTOS ESPECIAIS EM SOBRAL!

Popolução reclama a falta de medicamentos especiais na cidade de Sobral. Confira a reclamação na íntegra:
"Olá, Boa tarde. Qqueria fazer uma pequena reclamação sobre, a FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS ESPECIAIS, localizada no prédio do antigo FÓRUM... Pessoas chegam lá às 5:30 da manhã esperando ser atendidas, quando aparece alguém, não tem explicação sobre o que tá faltando. Muitas vezes pessoas chegam a desmaiar passando mal de tanto esperar e nada. Nem cadeiras tem para a gente sentar. Eles marcam pra a pessoa ir em um dia e no dia que é pra ir lá, quando a pessoa volta, eles dizem que não é aquele dia, causando indignação. Os atendentes nem ligam para as pessoas, eles ficam é no celular direto. É mil e uma Humilhação!
Nem sempre a gente é atendido, muitas pessoas voltam pra casa sem serem atendidos."
Fonte: Sobral 24 horas c/ Vc Repórter

CIDADÃO DESABAFA E PEDE MAIS POLICIAMENTO NO SINHÁ SABÓIA!

Veja o desabafro do cidadão na íntegra:

"Boa noite amigo. Gostaria de fazer uma reclamação para autoridades, pois quando eu vinha no meu veículo, dois vagabundos tentarem me derrubar de cima da moto na ponte rio Oiticica. Cadê as autoridades da cidade de Sobral? Vamos fazer mais segurança para o cidadão que paga seus impostos. O policiamento do Ronda e do Raio quando apareceu em Sobral, mostraram serviço no começo, faziam o serviço deles bem direitinho, mas agora eles tão fazendo o que na patrulha? Vamos lá Capitão do policiamento do Raio! Vamos fazer mais segurança no Sinhá Saboia, porque a malandragem tá pintado em bordado na cidade de Sobral. 
A gente trabalhar para tirar o pão de cada dia para uns vagabundos chegar e levar facilmente. "
Fonte: Sobral 24 hroas c/ Vc Repórter

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Contribuinte tem até dia 29 para entregar declaração do IR

O prazo para apresentação da declaração do Imposto de Renda 2016 referente aos ganhos obtidos no ano passado chega ao fim no dia 29 de abril, informa a Receita Federal.
Após essa data o contribuinte com obrigações com o fisco federal está sujeito a multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com pagamento mínimo de R$ 165,74.
Para fazer a prestação de contas, o contribuinte deve entrar na página da Receita Federal na internet (AQUI) e baixar o programa gerador do IR 2016 e o programa de transmissão.
Regras
- São obrigados a apresentar a declaração do IR as pessoas que tiveram no ano passado renda superior a R$ 28.123,91.
- Na área rural deve apresentar a declaração o contribuinte que obteve renda maior que R$ 140.619,55 em 2015 com atividades da agropecuária.
- Para evitar a inclusão em malha fina, o contribuinte deve estar atento aos valores dos rendimentos declarados.
- Um dos principais problemas aponta pela Receita Federal é a omissão de ganhos.
Gastos com saúde
Uma das novidades do IR 2016 é o cruzamento das informações com gastos com saúde que são deduzidos do rendimento. A Receita Federal esclarece que as informações sobre esse tipo de despesa serão cruzadas com os dados declarados pelos profissionais da saúde que receberam os pagamentos.
Esse cruzamento de informações entre quem pagou e quem recebeu será feito também nos gastos com advogados.
Fonte: Receita Federal do Brasil

Petrobras derruba preço da gasolina e diesel

A Petrobras deve anunciar nesta segunda-feira (4), a queda nos preços da gasolina e diesel. Os estudos feitos pela estatal estão prontos e baseiam-se nas quedas do consumo interno (9% em 2015 em comparação com 2014 e 11% em janeiro ante a janeiro do ano passado), do preço do barril de petróleo e do dólar nas últimas semanas. E, claro, ajuda a criar uma agenda positiva para o governo num momento de extrema dificuldade política e econômica.
Fonte: Lauro Jardim n’O Globo | RJ

‘Dilma pode barrar impeachment, mas não vai conseguir governar’ ameaça Eduardo Cunha

Desde a saída do PMDB do governo no início da semana passada, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vem reiterando as críticas às negociações de cargos que estão sendo feitas nos bastidores pela presidente Dilma Rousseff (PT) para formar uma nova base aliada.
Na última sexta-feira (1º), Cunha disse que “o governo está fazendo uma luta insana de tentar fazer cooptação” com os parlamentares para atingir o número de votos para barrar o processo de impeachment na Casa. Dilma precisa de 172 deputados.
“Se por acaso o governo conseguir evitar a abertura do processo de impeachment, ele vai ter que governar no outro dia, e não vai governar”, disse Cunha. Ele acredita que mesmo que o governo consiga fazer uma repactuação até o dia da votação, depois teria que fazer novos acordos para garantir a governabilidade.
O presidente da Câmara também criticou os atos contrários ao impeachment ocorridos em todo o país na quinta-feira, 31 de março, que classificou como “manifestação da mortadela”. “O PT pedindo fora Cunha só me honra”, provocou o peemedebista. Ele também disse que “Dilma usa a estrutura pública para fazer atos políticos e fazer campanha”.
Réu no STF
Eduardo Cunha é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Cunha foi o primeiro parlamentar no exercício do mandato a se tornar réu a partir das investigações da Operação Lava Jato, que apura um esquema de corrupção na Petrobras.
Ainda não há data marcada para o julgamento do deputado no STF. Se condenado, Cunha pode perder o mandato. A cassação, no entanto, precisa ser aprovada pela maioria dos votos dos 513 deputados.
Acordo Temer-Cunha
Caso Dilma Rousseff saia da Presidência e o vice-presidente Michel Temer assuma o Palácio do Planalto, Eduardo Cunha pode renunciar ao comando da Câmara.
A estratégia vem sendo traçada na cúpula do PMDB e tem por objetivo livrar Eduardo Cunha da cassação no Conselho de Ética da Câmara, onde enfrenta processo por quebra de decoro parlamentar.
Cunha renunciaria à presidência da Câmara dos Deputados sob o argumento de que o novo governo precisaria articular nova maioria no parlamento. Seria suspenso pelo Conselho de Ética, mas manteria o cargo, garantindo o foro privilegiado no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF)
(com agências)

Chuvas não dão trégua, é 53% do esperado para o mês

Em apenas três dias, abril já acumula mais da metade da chuva esperada para o mês inteiro. Os 199 milímetros representam 53.8% dos 369.9 mm aguardado para Fortaleza nesse período. Nesta segunda-feira, a previsão é de céu nublado com chuva e, ao longo da semana, as precipitações continuam, com menos intensidade, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Nesse cenário, o fim de semana calculou 274 ocorrências. Somente domingo (3), foram registrados 49 casos, tendo maior incidência na Regional VI, que concentrou a maioria dos alagamentos e todos os casos de inundação. No total, houve cinco desabamentos, 25 alagamentos, oito inundações, dez riscos de desabamentos e um ainda referente à tipologia "outros", que envolve trotes, vistorias, monitoramentos, asfalto cedendo, vulnerabilidade social, solicitação de material, bueiros e crateras.
Embora as nuvens carregadas tenham prevalecido na Capital nestes primeiros dias de abril, de acordo com a Funceme, tudo está dentro da normalidade prevista para a quadra chuvosa. E isso não significa, para o órgão, que as chuvas perdurem ao longo do período de inverno, que continua até maio.

(com informações Diário do Nordeste)

Polícia Militar prende no Ceará quadrilha que promovia derrame de dinheiro falso em vários estados brasileiros

Uma quadrilha de golpistas, formada por pessoas de quatro Estados brasileiros, e envolvida em derrame de dinheiro falso, foi capturada em uma operação desencadeada no fim de semana pela Polícia Militar na Região do Cariri, Sul do Ceará. Quatro pessoas acabaram presas, além da apreensão de aproximadamente R$ 3 mil em cédulas falsificadas.

A operação foi chefiada pelo Major PM L. Rodrigues, comandante da 3ª Companhia do 10º BPM. Na ação, os PMs chegaram ao grupo que estava momentaneamente baseado na cidade de Várzea Alegre (436Km de Fortaleza).

Ali, foram capturados o cearense Antônio Wagner Firmino, 32 anos, natural de Pedra Branca; a paulista Joyce Fernanda Sabatin, 34; Fabrínio Alves de Oliveira, 27, de Minas Gerais; e Ewerton dos Santos Sousa, 24, natural de São Paulo.

Dezenas de cédulas falsas estavam sendo introduzidas no comércio de Várzea Alegre. No entanto, segundo o comandante da operação, o grupo agiu também em outras cidades do Interior cearense. Conforme L. Rodrigues, o bando agiu também na Região Centro-Sul do Ceará. A quadrilha pode ser bem maior, daí a Polícia continuar em diligências no sentido de buscar outros possíveis envolvidos no mesmo golpe.

O grupo vinha agindo nos últimos dias em Várzea Alegre, mas as autoridades desconfiam que os ladrões já tenham passado por várias cidades cearenses e de outros estados do Nordeste. O cearense Antônio Wagner seria o responsável por trazer para o Ceará seus comparsas de outros estados nordestinos. 

Fonte: Blog do Fernando Ribeiro

Ministros do STF começam a questionar a presidente Dilma

O abandono do governo dentro do mais alto escalão do Judiciário vai além da perspectiva sobre o impeachment.

Ministros do Supremo Tribunal Federal, tidos como simpáticos à gestão da presidente Dilma Rousseff, têm começado a questionar a petista em conversas de bastidores. Até o fim do ano passado, o STF parecia ao Planalto um palco mais amistoso do que o Congresso, mas o panorama mudou nos últimos dias com o agravamento da crise.

O abandono do governo dentro da Corte vai além da perspectiva sobre o impeachment. Integrantes do Tribunal dizem, reservadamente, ver indicativos claros de que há indícios para investigar a presidente por tentativa de obstrução da Justiça em razão da indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil. O sinal foi dado, na avaliação de um ministro, na decisão do plenário desta semana, que manteve no Supremo os grampos de Lula.

"Para afirmar o que a maioria do Tribunal afirmou, é preciso reconhecer que há indícios de infração penal (por parte de Dilma)", diz um ministro que participou do julgamento. Na avaliação dele, o caso só foi mantido na Corte porque há suspeita de irregularidades cometidas pela presidente, que tem prerrogativa de foro. Do contrário, o caso poderia ser conduzido na primeira instância pelo juiz Sérgio Moro.
 
Relator da Operação Lava Jato no STF, o ministro Teori Zavascki não entrou, durante o julgamento, no mérito da discussão sobre uma eventual investigação de Dilma - que precisa ser solicitada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot -, mas deu indicativos, na interpretação desse integrante do Tribunal, de que há gravidade na conversa.

A análise sobre a deterioração do governo extrapola os gabinetes dos ministros tradicionalmente críticos a Dilma e agora faz parte do discurso de magistrados contabilizados pelo Palácio do Planalto, até hoje, como votos governistas.

Um ministro da Corte com boa interlocução com o Executivo já tem feito previsões de que o "triunvirato peemedebista" deve prosperar até a metade do ano. A expressão é uma referência interna à possibilidade de o vice-presidente da República, Michel Temer, assumir o governo no caso de afastamento, tendo como colegas de partido os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (RJ), e do Senado, Renan Calheiros (AL).

"O trem saiu da estação." É assim que outro ministro define o processo "sem volta" de afastamento de Dilma. Para o mesmo magistrado, o Brasil vive uma crise aguçada por ações desastradas no campo econômico e o "fundo do poço parece nunca chegar". O coro é reforçado por um terceiro integrante do Tribunal, para quem o impeachment se dá pelo esfacelamento da base aliada diante da derrota do presidencialismo de coalizão na gestão Dilma.
 
Nomeado ao STF pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dias Toffoli se afastou do Planalto durante o primeiro mandato de Dilma e se aproximou do maior desafeto de petistas hoje no Tribunal: o ministro Gilmar Mendes. Interlocutor do Planalto no Judiciário avalia que outros dois ministros, Celso de Mello e Cármen Lúcia, têm demonstrado decepção com o governo do PT. Quem mantém o contraponto às vozes críticas ao governo é Marco Aurélio Mello.
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais pobre, pessimista e vulnerável: este é o brasileiro da atualidade

Pesquisa da consultoria Ponte Estratégia mostra que 82% dos brasileiros são pessimistas com a situação econômica e 68% não apostam em melhora futura.
As incertezas com o cenário político e econômico do país têm minado as esperanças dos brasileiros tanto em relação ao presente quanto ao futuro. Essa é uma das principais conclusões que saltam de uma pesquisa realizada em todo o país pela consultoria A Ponte Estratégia, à qual o site de VEJA teve acesso. O levantamento, realizado com 915 pessoas de todas as classes sociais, mostra que 82% dos entrevistados são pessimistas com a situação atual e que 68% não acreditam que haverá melhora nos próximos dois anos.

Com menos renda e medo de perder o emprego, mais da metade dos consultados admitem, por exemplo, ter barateado o plano de celular e cortado gastos com alimentação fora de casa. Além disso, 88% dos entrevistados declaram se sentir vulneráveis. "Os brasileiros reclamam que sentem na pele os efeitos da deterioração econômica, com mais desemprego e menor poder de compra", diz André Torretta, coordenador da pesquisa. O levantamento foi feito entre os dias 10 e 15 de fevereiro com moradores de 250 cidades, distribuídas nas cinco regiões do país.

A deterioração do mercado de trabalho é uma das preocupações apontadas no levantamento, com 68% dos entrevistados admitindo ter receio de perder o emprego. "Eu me sinto vulnerável porque não sei se continuo a trabalhar. Eu sei que a demissão vem, estou só esperando ela aparecer", disse ao site de VEJA Carlos Taveiros, de 56 anos, que trabalha em um banco de investimentos.

A situação da estudante de direito Giuliana Rodrigues, de 20 anos, é mais crítica. Ela está sem emprego há um mês, quando foi demitida do escritório em que trabalhava como estagiária. "Fui mandada embora porque a empresa estava cortando custos, então começaram da base", conta a futura advogada.

Para os próximos dois anos, 73% dos entrevistados esperam um aumento do desemprego. O índice médio de desocupação ficou em 8,5% no ano passado, segundo dados da Pnad Contínua, do Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A percepção de piora declarada pelos entrevistados é ancaroda nas estimativas de analistas. José Pastore, professor da Faculdade de Economia da USP (FEA/USP), um dos maiores especialistas da área no país, prevê um aumento da taxa de desocupação para até 11% este ano e 13% no que vem, puxado pela queda do investimento.

Menos TV e jantar fora - Para tentar proteger o poder de compra, os entrevistados afirmaram que têm reduzido suas despesas com serviços. Das pessoas que participaram da pesquisa. 70% dizem ter atualmente um plano de celular mais barato que o anterior e 72% assumem ter reduzido gastos com comidas fora de casa. Carlos Taveiros, por exemplo, conta que se saía para comer duas vezes por semana. "Agora, só a cada 15 dias", disse. Outra medida: economizar 200 reais por mês com a mudança no pacote de televisão. "Eu tinha mais de 200 canais, mas cortei. Hoje tenho TV aberta e gasto só 80 reais com internet", conta.

Ainda segundo dados da Pnad, a renda média do brasileiro foi de 1.913 reais no último trimestre de 2015, queda de 2% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, a inflação não dá trégua: alcançou 10,67% em 2015 e já acumula alta de 10,36% em 12 meses até fevereiro. Diante de um cenário com menos dinheiro e mais inflação, 76% dos pesquisados também declararam que piorou a capacidade de fazer uma compra maior, como a de um carro ou uma casa.

"No atual cenário, a cautela é predominante: a pessoa física não consome e o empresário não investe. Temos uma questão histórica de grandes empresários associados à demanda do setor público, que já não pode gastar", diz Ricardo Macedo, coordenador adjunto da graduação em Economia do Ibmec/RJ.

Para minimizar o impacto da crise no bolso, o manobrista César Augusto, de 26 anos, trocou os supermercados mais conhecidos pelos atacados, passando a fazer compras mensais e de produtos em quantidades maiores. Além disso, deixou de comer o que queria. "Só temos comido frango e carne de porco. Carne bovina aparece só de vez em quando", conta.

Outro dado que chama a atenção na pesquisa é o que reforça a fragilidade dos brasileiros diante do atual cenário politico e econômico. Dos entrevistados, 88% dizem se sentir vulneráveis com a situação atual. "O brasileiro viveu 15 anos de bonanças, aumentou seu poder de compra, mas as conquistas estagnaram-se ou foram subtraídas com a deterioração econômica", diz Torretta, organizador da pesquisa. "Hoje, a vida dele não está totalmente ruim. Está melhor que a de seus pais. Mas ele já começa a sentir, de forma prática, os efeitos dessa piora de cenário.

O tal sentimento de vulnerabilidade também pode ser explicado pelo maior medo das pessoas de que que a deterioração econômica alimente a criminalidade. "Em uma ambiente de crise econômica, sem perspectiva de reversão, a tendência é que as pessoas fiquem mais receosas de que haja um aumento da violência, com roubos ou assaltos, por exemplo", diz Macedo, do Ibmec.

Índice de confiança - O cenário de pessimismo também é refletido pelo Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador atingiu em dezembro do ano passado o menor valor da história: 64,9 pontos. Depois disso, subiu em janeiro e fevereiro, mas voltou a cair em março.

"As perspectivas realmente não são favoráveis. Houve uma melhora por dois meses, mas ela não deve se sustentar. O cenário deverá ser bem difícil nos próximos meses", diz Viviane Seda, economista do Ibre/FGV, responsável pelo ICC.

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL NA CIDADE DE FORQUILHA-CE!

O acidente foi registrado na localidade de "Rasteira", por volta das 20h deste domingo (3). 
Informações iniciais dão conta que a vítima estava em uma bicicleta e com sintomas de embriaguez. O carro que colidiu com o ciclista foi um VW Gol de cor vermelha. A vítima foi identificada por Benedito Alves Torres, 44 anos, natural da cidade de Forquilha, morava na localidade de Rasteira, no citado município.

A Perícia forense foi acionada para o local da ocorrência, realizou os trabalhos periciais e encaminhou o corpo para o IML de Sobral. 

O condutor do veículo gol foi conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil, para a realização dos procedimentos legais.
 
Fonte: Sobral 24 horas c/ redes sociais

domingo, 3 de abril de 2016

Manifestações podem mudar decisões sobre impeachment, dizem cientistas políticas

As manifestações ocorridas na última semana em diversas cidades do país, contrárias ao processo de impeachment, poderão mudar a percepção de que havia uma opinião predominante no país, favorável ao afastamento da presidente Dilma Rousseff, e até influenciar na decisão dos parlamentares sobre a questão. A avaliação é da professora Helcimara Teles, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“Os movimentos estão reenquadrando a percepção que era vista como hegemônica, de que toda a opinião pública era favorável ao impeachment. Existem várias opiniões no Brasil favoráveis ao impeachment, mas existem outras também que tratam o impeachment como um golpe”, explica.
A professora de ciência política da Universidade de Brasília (UnB) Flávia Biroli também acredita que os movimentos contra o impeachment podem ter um efeito na construção de um novo clima de opinião pública e também no cenário político.
“Quando diferentes movimentos sociais vão para a rua dizendo que isso é um golpe, isso pode ter um efeito para os parlamentares e também pode ter um efeito indireto, incidindo sobre a opinião pública e mudando o clima político. Por mais que a grande mídia tenha trabalhando para construir um significado único para essa situação, ela não tem um significado único”, avaliou.
(Agência Brasil)

Cunha quer usar pedido de impeachment da OAB como plano B, dizem aliados

Eduardo-Cunha-4
Um novo processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff poderá ser iniciado, caso o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não consiga os 342 votos necessários entre os deputados federais, no atual processo. O plano B, segundo aliados e dirigentes de partidos, seria o pedido protocolado nesta semana pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Segundo matéria publicada neste sábado (2) pelo jornal paranaense Gazeta do Povo, a única maneira da presidente se livrar de vez do processo de impeachment é se os governistas conseguirem somar mais de 200 votos, 60 a mais que o necessário. Menos que isso, a oposição acredita que Dilma não terá “fôlego político” para um novo processo.
(com agências)

Delação de Delcídio – Rodrigo Janot deve enviar ao STF denúncia contra Dilma e Aécio

janott
Tão logo volte de uma licença médica, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá enviar ao Supremo Tribunal Federal as denúncias contra a presidente Dilma e o senador Aécio Neves (PSDB).
Isso, a partir da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (sem partido), segundo informa a Coluna Radar, da Veja Online.
fonte:blog do Eliomar

SOBRAL-CE: POLÍCIA MILITAR APREENDE MENOR PRATICANDO ASSALTO!

Policiais Militares efetuaram a apreensão em flagrante de um menor (17 anos) no bairro Cohab 3, ele foi apreendido logo após efetuar um roubo a pessoa. Ele, utilizando uma faca tomou um tablet de assalto e ainda chegou a lesionar a vítima.
O assalto aconteceu na manhã deste sábado (2), por volta das 9h. Os PMs conduziram o menor para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Sobral, para a lavratura do procedimento cabível.
Os policiais conseguiram recuperar o objeto tomado de assalto. Os PMs responsáveis pela apreensão foram: Subtenente Brito, Sargento Sanzio e Soldado Barros.
Fonte: Sobral 24 horas

São Benedito (CE): Carro fura blitz e perseguição termina em acidente com 3 pessoas mortas!

A Policia Rodoviária Estadual (PRE) estava fazendo uma blitz na Serra da Ibiapaba, noroeste do Ceará, quando um veículo Celta furou a blitz. Houve perseguição que cominou em um acidente.

Segundo as primeiras informações, o veículo Celta furou a blitz e a PRE iniciou uma perseguição. Alguém quilômetros mais a frente, o Celta bateu em uma motocicleta onde vinha um casal com uma criança. Os três morreram na hora.

O veículo Celta capotou e ficou. Ele foi parar fora da pista, próximo as vítimas. Ainda não temos informações sobre quem estava no veículo.

No lugar da população se revoltar contra o Celta, se revoltou contra os policias da PRE que estavam realizando seu trabalho, para o bem e segurança dos cidadãos. Populares queriam agredir os policias. Queimaram pneus e tentaram atear fogo na viatura da PRE.

Mais informações e vídeo em instantes. 
Fonte: Netcina