segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Eduardo Cunha fora! Para o bem do Brasil

Com o título “Pelo bem do Brasil”, eis artigo do deputado federal Leônidas Cristino (Pros). Ele defende o imediato afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), para o bem do Pais. Confira:
A Câmara dos Deputados passa por um processo de desgaste da imagem por conta da permanência do presidente Eduardo Cunha na direção da Instituição. Denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por suspeita de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, está sendo investigada a sua implicação nos desvios de conduta apurados na Operação Lava Jato.
Assinei a representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara contra este parlamentar, em consequência das graves denúncias do Ministério Público Federal. O deputado perdeu, há muito tempo, o benefício da dúvida.
Por essas razões, defendo que ele deve afastar-se da Presidência, para o bem do Parlamento e da Nação, até que tudo seja esclarecido, evitando a suspeição de uso do cargo em sua defesa. A presidência da Câmara Federal representa a instituição, um colegiado de 513 deputados. O seu titular, por ser o terceiro na linha sucessória da República, deve ter conduta ilibada.
É inadmissível que pese suspeita de que o cargo de presidente da Câmara foi instrumentalizado para a defesa de interesses questionáveis do ponto de vista moral. 
Esperamos que Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados não falte com o Brasil.
Com a cobrança da opinião pública e o surgimento de novos fatos e denúncias, quase metade da Câmara já quer o afastamento. Pesquisa Datafolha com 324 deputados (63% da Casa), realizada entre 19 e 28 de outubro, revelou que 45% pediram a renúncia do deputado Eduardo Cunha e 35% apoiam a sua cassação. Estou no primeiro grupo. 
Enquanto ele não sair, segue a triste cena que o País acompanha pelo noticiário. A ele cabe todo o direto de defesa no processo democrático. Mas até agora não vimos argumento convincente capaz de legitimar a sua continuidade no cargo.
Leônidas Cristino
dep.leonidascristino@camara.leg.br

Deputado federal (Pros)
 

Lula afirma: Motivações de impeachment são ódio e preconceito

alx_luis-inacio-lula-da-silva-20150330-0002-ale_original
“O ex-presidente Luiz Inácio da Silva disse, nesta segunda-feira, 7, que a motivação por trás do pedido de impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff é ódio. “O impeachment faz parte um processo democrático, mas o impeachment tem que ter uma razão, uma motivação. No caso da Dilma, não tem nenhuma motivação, nem razão a não ser ódio, a não ser preconceito”, ressaltou em discurso, ao participar de um encontro de articulação de movimentos sociais e centrais sindicais contra o impedimento.
As lideranças sindicais e da sociedade civil devem passar o dia reunidas e anunciar à noite uma agenda de manifestações contra a destituição da presidenta. O processo começou a tramitar na semana passada, quando o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) acolheu o pedido elaborado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Os nomes dos deputados que vão compor a Comissão Especial que vai analisar o pedido devem ser anunciados no início da noite de hoje.
Lula disse que a continuidade de Dilma no poder é fundamental para evitar retrocessos sociais no Brasil. “Para a gente reconstruir o direito de brigar outra vez, a gente não pode permitir que haja um golpe de Estado, via impeachment no Congresso Nacional. Porque não tem base jurídica, como não tem base política”, enfatizou.
O ex-presidente acusou os partidos de oposição, derrotados naeleição de 2014, de boicotarem o governo federal no Congresso, impedindo a adoção de medidas necessárias para a recuperação econômica. “A oposição é que não desmontou o palanque, não desmontou o carro de som. Faz todo o esforço para evitar que a companheira Dilma governe este país. Faz todo o esforço para evitar que as coisas aconteçam nesse país”, disse.
Para Lula, o movimento pelo impeachment é, na verdade, uma luta contra o projeto político implementado pelo PT nos últimos anos: “Eles querem tirar a Dilma, porque sabem que enquanto ela estiver lá, os pobres vão continuar tendo direito a universidade, as cotas vão ser defendidas e o Minha Casa, Minha Vida vai continuar”.
Na opinião do ex-presidente, o governo deve monitorar de perto as movimentações dos parlamentares. “É importante que a gente não abra mão de fiscalizar e saber construir a maioria absoluta que nós precisamos ter dentro do Congresso Nacional, para evitarmos ser pegos de surpresa em uma votação qualquer”, disse.
Os meios de comunicação também precisam, na opinião de Lula, serem monitorados pela sociedade civil. “Porque a imprensa pode ter um papel extraordinário de ajudar a informar corretamente a sociedade brasileira. O que seria muito bom. Ou ela pode fazer uma opção de ter uma pendência para esse ou aquele lado. Se ela tiver que fazer essa opção, que ela faça para o lado decente da política brasileira, o lado justo e do respeito à democracia e ao Estado de Direito”.
União
Lula também defendeu a união entre os diversos movimentos e partidos, deixando as diferenças temporariamente de lado. “É como se nós estivéssemos andando em um trem que tivesse descarrilado. Nós agora não temos que ficar brigando qual é o vagão que a gente vai. A gente tem que colocar o trem outra vez nos trilhos. Quando ele estiver no trilho, a gente vai brigar”, recomendou.
Nesse sentido, o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, João Paulo Rodrigues, disse que há unidade em torno da defesa do mandato, apesar das divergências com o governo. “Ela tem que terminar o seu mandato. Então, os movimentos tem que continuar pressionando, pedindo mudanças no governo, para que possa atender ao conjunto das pautas. Mas o que deu unidade aqui é a manutenção e garantia do mandato. Nesse sentido, nós vamos fazer uma grande jornada de lutas”, ressaltou ao defender avanços na reforma agrária e mudanças na política econômica.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores, Vagner Freitas, destacou que os sindicatos também esperam mudanças nos rumos da economia. No entanto, a central sindical não acredita que a destituição de Dilma seja o caminho para isso. “Nós sabemos que tem que ter transformação. Mas a transformação não se dá pelo impeachment. O impeachment é apenas um subterfúgio do Cunha e aqueles que perderam a eleição para tomar o poder. Não é para melhorar o povo brasileiro”, enfatizou.”
(Agência Brasil)

SOBRAL-CE: PRE PRENDE LADRÃO DE GALINHA NA CE 178

 
Policiais Rodoviários Estaduais (PRE-CE 178) efetuaram a prisão em flagrante de um indivíduo acusado de furtar várias galinhas na Fazenda Mirante, em Santana do Acaraú. O preso foi identificado como "Edgar", ele estava dentro de uma topic que seguia da cidade de Santana do Acaraú com destino a cidade de Sobral. A vítima do furto foi o Sr. Sabino.

A prisão aconteceu na manhã desta segunda-feira (7), por volta das 7h, no posto policial da PRE, na CE 178. O acusado foi conduzido à Delegacia Municipal de Sobral, para a realização dos procedimentos legais.

Fonte: Sobral 24 horas

Sobe para 75, a idade máxima de aposentadoria de servidor público

A partir de agora, a aposentadoria compulsória dos servidores públicos passa a ser aos 75 anos e não mais aos 70. É aquela aposentadoria obrigatória, chamada também de expulsória. Quando o trabalhador atinge essa idade, precisa deixar o serviço público.

A mudança está promulgada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira (4), e vale para os três poderes, nos âmbitos federal, distrital, estadual e municipal.

De acordo com o Ministério do Planejamento, nos próximos quatro anos, mais de 19 mil servidores públicos que completarão 70 anos de idade serão beneficiados pela medida. Eles vão poder escolher se preferem se aposentar logo ou seguir trabalhando até os 75 anos.

Agência Brasil

Terminou hoje (7) prazo para pagamento do FGTS de novembro para domésticos

Terminou nessa segunda-feira (7) o prazo para o empregador fazer o pagamento do Simples Doméstico referente à folha de novembro de 2015 dos empregados domésticos, que inclui também a antecipação da primeira parcela do 13º salário.
Até a última sexta-feira (4) mais de 950 mil empregadores domésticos haviam emitido o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) para pagamento do Simples Doméstico, o que corresponde a aproximadamente 76% do total das guias emitidas para a folha de pagamento de outubro de 2015.
O eSocial é uma ferramenta do governo federal que unifica o envio de informações e o pagamento de tributos e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pelo empregador aos seus empregados domésticos.
De acordo com a lei, os patrões terão que recolher de 8% a 11% de contribuição previdenciária, de responsabilidade do empregado dependendo do salário, 8% de contribuição patronal previdenciária para a seguridade social, a cargo do empregador, 0,8% de contribuição social para financiamento do seguro contra acidentes do trabalho, 8% de recolhimento para o FGTS e 3,2% para o fundo de demissão por justa causa.
(Agência Brasil)

Sobral e mais 35 municípios do Ceará comemoram Nossa Senhora da Conceição

A cidade de Sobral, que tem Nossa Senhora da Conceição como padroeira, encerrará os festejos nesta terça-feira (8), na Igreja da Sé. Sendo. Em clima de feriado municipal, informa o prefeito Clodoveu Arruda (PT). Na programação, celebrações de missas às 9 horas e 16 horas e, em seguida, procissão pelas ruas do Centro da cidade.
Além de Sobral, mais 35 municípios cearenses tê a santa como padroeira. São eles: Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Hidrolândia, Iracema, Ipaumirim, Ipueiras, Itapiúna, Almofala (Itarema), Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Redenção, Sobral, Tururu, Quiterianópoles.
(Com Blog Sobral de Prima)

Prefeitura de Amontada lança edital para concurso em várias áreas

A Prefeitura Municipal de Amontada lançou edital para concurso público a ser executado pela Fundação Universidade Estadual do Ceará. O edital será para cadastro de reserva. As inscrições serão feitas na sede do município, conforme o edital. O concurso terá validade de dois anos e pode ser prorrogado por igual período.
Os valores das inscrições são: Nível Fundamental Completo e Incompleto (Alfabetizado): R$ 50,00 (cinquenta reais); Nível Médio e Médio/Técnico: R$ 70,00 (setenta reais); Nível Superior e Magistério: R$ 120,00 (cento e vinte reais).
Os salários variam de R$ 788,00 a R$ 3.510,00. São oferecidas vagas para auxiliar de serviços gerais, operador de máquinas pesadas e vigia (fundamental incompleto); agente de endemias, agente hospital, motorista e agente de ETA (fundamental completo); agente administrativo, agente de trânsito, agente de defesa civil, agente fiscal, atendente de farmácia, designer gráfico, eletricista, fiscal de tributos, fotógrafo, músico e projetista (nível médio); secretário escolar, técnico agrícola, técnico contábil, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em saúde e topógrafo (nível técnico); arquiteto, assistente social, atuário (previdência), auditor de tributos, cirurgião-dentista, educador físico, engenheiro agrônomo, civil, de pesca e ambiental; farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (auditor, clínico geral, obstetra, psiquiatra, veterinário), nutricionista, procurador, psicólogo e psicopedagogo, além de professor para várias áreas.

Outras informações podem ser adquiridas na Sede da CEV/UECE, em Fortaleza, nos telefones (85) 3101.9710 ou (85) 3101.9711, no e-mail concurso.amontada@uece.br e no endereço eletrônico do CEV/UECE (AQUI)  Para saber mais informações clique AQUI
fonte:Sobral em revista

Prefeitura de Groaíras está selecionando Médico, Dentista, Psicólogo, Farmacêutico, Auxiliar de Enfermagem, Nutricionista e Fonoaudiólogo.

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Groaíras, no Estado do Ceará, lançou edital nº 21/2015 de processo seletivo, para contratação temporária de dez profissionais em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
As vagas são para Médico, Médico Auditor, Dentista, Psicólogo, Farmacêutico, Auxiliar de Enfermagem, Nutricionista e Fonoaudiólogo. Os vencimentos podem chegar a R$ 4.300,00.
Os interessados devem se inscrever gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Vereador Marcolino Olavo, nº 810, Centro, Groaíras, Ceará, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2015, das 7h às 11h e de 13h às 17h.
O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O Edital deste concurso está publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Ceará, do dia 4 de dezembro de 2015, a partir da pág. 3, e pode ser acessado clicando AQUI.

fonte:Sobral em revista

Governo do Estado não tem caixa para dar aumento aos servidores em janeiro

Os servidores públicos estaduais entrarão o próximo ano sem reajuste salarial feito pelo Governo do Estado, no mês de janeiro. Somente os militares terão seus vencimentos reajustados. Alegando dificuldades de caixa e a necessidade de se adequar às novas exigências da Lei Orçamentária da União, o governador Camilo Santana descartou o reajuste do funcionalismo público estadual.
Estarão de fora do reajuste os funcionários da ativa, os inativos e os pensionistas, pertencentes aos três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Estão incluídos os servidores da Defensoria Pública e do Ministério Público. Os militares terão seus salários reajustados, em virtude das promoções que serão concedidas neste final de ano.
Em entrevista coletiva, o Secretário da Fazenda, Mauro Filho, afirmou que o pagamento dos salários do mês dezembro e a segunda parcela do décimo terceiro serão feitos normalmente. Entretanto, alerta que o caixa do governo não terá condições de arcar com um reajuste em janeiro. Assim sendo, a folha de pagamento de janeiro de 2016 continuará com o mesmo valor do mês atual.
Nos próximos dias, o governo trabalhará para aprovar o orçamento de 2016 junto à Assembleia Legislativa do Estado. Cogita-se emendas ao orçamento somente em março, caso a situação financeira do Estado melhore. O Secretário da Fazenda ainda não sinalizou com perspectivas de melhora. O mesmo alerta que as reservas financeiras do Estado, feitas  em decorrência dos ajustes do início do ano, estão chegando ao seu final, infelizmente.

(com Agências)

DETRAN concede perdão da dívida com multas até R$ 1.000,00

O Detran/CE irá conceder perdão (remissão) das dívidas de multas aplicadas pelo Órgão no valor de até R$ 1.000,00, relativos aos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013, por pessoa física.

Para obter o benefício, que consta na Lei Estadual 15.838/15, de 27 de julho de 2015. o interessado deverá comparecer à sede do DETRAN, na Avenida Godofredo Maciel, 2900, bairro Maraponga, em Fortaleza, ou acessar o site www.central.detran.ce.gov.br, impreterivelmente até o dia 30 de dezembro de 2015. O valor que ultrapassar R$ 1.000,00 pode ser parcelado.
fonte:Sobral em revista

domingo, 6 de dezembro de 2015

Plenário pode votar MP que aumenta tributo sobre bebidas

O Plenário da Câmara dos Deputados pode votar, a partir de terça-feira (8), a medida provisória que aumenta o tributo sobre bebidas (MP 690/15). A matéria tranca a pauta de votações junto com a MP da reforma administrativa (696/15) e dois projetos de lei com urgência constitucional (regulamentação do teto no serviço público e projeto de combate ao terrorismo).
Nesta segunda-feira (7), os deputados realizam sessão extraordinária específica para eleger os integrantes indicados pelos partidos para compor a comissão especial que dará parecer sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A MP 690/15 foi aprovada na quarta-feira (2) pela comissão mista criada para analisar a matéria. O texto aprovado é o parecer do senador Humberto Costa (PT-PE), que prevê aumento do imposto sobre vinhos, mas com redução do percentual a cada ano (de 6% em 2016 para 5% em 2017), e fixa o teto de 17% para a tributação sobre a cachaça.
Quanto aos produtos de informática, o relator propõe a retomada da isenção do PIS/Pasep e da Cofins de forma parcial em 2017 e em 2018 (50%). A partir de 2019, a isenção volta a ser concedida de forma integral.
O benefício ao setor está previsto na Lei do Bem (Lei 11.196/05) e fez parte do Programa de Inclusão Digital, criado para ampliar a produção nacional de equipamentos de informática. O objetivo do governo era extingui-lo já em 1º de dezembro deste ano.
(Agência Câmara Notícias)

Crise econômica reduz número de assinantes de TV paga no país

A crise econômica que tem afetado o bolso das famílias brasileiras é um dos principais fatores para a redução no número de assinantes de TV paga no país, na avaliação da Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA). Para o presidente da entidade, Oscar Simões, o setor esperava uma estagnação para este ano, mas não contava com a retração na economia do país.
“Claramente a atividade está sendo afetada pelas expectativas e pela conjuntura econômica”, avalia.
No início do ano, o setor tinha 19,65 milhões de assinantes, mas os números começaram a cair. Os dados mais recentes divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) são de outubro e mostram que o número de assinantes passou para 19,39 milhões. No ano passado, o setor havia crescido 8,7% e, entre 2010 e 2014 o número de assinantes dobrou.
Para Simões, o aumento do uso de recursos para assistir programas e filmes como o Netflix ainda não está interferindo no crescimento do setor.  “Não temos indicadores que sinalizam que a redução se dá pela entrada de novos modelos de vídeo. Essa questão acontece em mercados mais maduros, o nosso mercado ainda está em expansão, e ainda não temos uma rede de banda larga tão expressiva que permita esse tipo de conclusão”, disse.
Segundo ele, no ano que vem pode haver uma redução ainda maior de clientes, principalmente em 15 estados e no Distrito Federal, onde a alíquota do ICMS sobre o serviço deverá passar de 10% para 15%.
(Agência Brasil)

Processo de impeachment pode provocar quebradeira das empresas e o desemprego massivo

Da Coluna Valdemar Menezes, no O POVO deste domingo (6):
A admissibilidade do pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff está sendo vista, de um modo geral, como uma retaliação imoral do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pelo fato de o PT ter-se recusado a apoiá-lo no Conselho de Ética, onde se tenta processá-lo por falta de decoro parlamentar. A CNBB lançou nota questionando não só a forma antiética da iniciativa de Cunha, mas a falta de elementos plausíveis para o acionamento desse instrumento punitivo visto não pesar sobre a governante nenhuma acusação delituosa. Até mesmo os apoiadores do impeachment não negam a sordidez das motivações de Cunha.
Se a paralisação da economia se aprofundar (e isso tem tudo para acontecer caso o processo de impeachment tenha continuidade) o País entrará numa depressão econômica arrasadora, segundo os especialistas, pois o processo será longo e cheio de zig-zags e ninguém vai querer investir enquanto a confusão perdurar. A quebradeira das empresas e o desemprego massivo ameaçam o fundo do quadro e, no rastro da paralisia, a previsão de uma crise social de grandes proporções. As ruas correriam, então, o risco de se transformarem em campos de disputa da opinião pública. Os aventureiros que planejam assar suas castanhas nessa fogueira poderão ter uma surpresa desagradável diante dos riscos de perderem o controle do incêndio e se verem cercados pelas labaredas que atearam.
Os apoiadores do impeachment repudiam a classificação de golpe para a ação de Cunha. Apegam-se ao fato de o impeachment ser contemplado na Constituição. Contudo, a discussão não é essa, mas sobre a pertinência de sua aplicação ao caso concreto, já que a presidente Dilma Rousseff não incorreu em nenhum crime de responsabilidade. O crime atribuído a ela (“pedaladas” fiscais) baseia-se numa filigrana formalística, sem densidade suficiente para fundamentar a cassação de um mandato representativo de 54 milhões de eleitores. Aceitá-lo seria acolher um absurdo hermenêutico que conspira contra a substância da democracia e o bom senso.
Por isso, é adequado chamá-lo de golpe. É compreensível a raiva e frustração das pessoas que estão tendo suas condições de vida destruídas pela recessão. Mas isso não é motivo, segundo a Constituição, para a deposição de um governante. O instrumento recomendado para esse caso seria o recall (ainda não regulamentado na Constituição). Não seria incongruente inseri-lo futuramente na Carta, já que esta contempla a democracia participativa. Acontece que os grupos conservadores são os primeiros a repelirem o recall por temerem a soberania popular.
fonte:Blog do Eliomar

Chuvas entre dezembro e fevereiro devem ficar abaixo da média

Os prognósticos da quadra chuvosa no Ceará não são bons. Segundo a Funceme, as chuvas entre dezembro e fevereiro devem ficar abaixo da média, como revela o meteorologista Leandro Valente.
“A última previsão aponta uma maior probabilidade de que as chuvas no trimestre de dezembro, janeiro e fevereiro não alcancem a média histórica desse período”, explica.
Se a previsão se confirmar, o cenário de seca vai permanecer nos próximos meses. O volume de água dos açudes cearenses está em apenas 13%; 36 reservatórios estão completamente secos ou bem perto disso. A estiagem não atinge apenas as zonas rurais, mas alcançam também as sedes dos municípios.

(Tribuna Band News FM)

Detentos gravam vídeo reivindicando self-service, TV e bebedouro com água gelada em presídio

Presos reclamam de opressão, de falta de televisão e de comida de má qualidade na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) IV, no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. As reivindicações foram gravadas em vídeo divulgado nas redes sociais.
Nas imagens, aparecem três presos com os rostos cobertos com camisas. Eles ameaçam quebrar a unidade prisional caso as reivindicações não sejam atendidas.
Segundo dizem no vídeo, a cadeia é repleta de baratas, sem água e com comida de má qualidade. A Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) informou, por meio de nota, que “está apurando todas as denúncias do vídeo e que está trabalhando na identificação dos presos que estão fazendo o uso ilícito de celulares dentro da unidade”.

(Tribuna do Ceará)

PMs DO RONDA DO QUARTEIRÃO PRENDEM MULHER ACUSADA DE TRAFICAR DROGAS

Policiais militares do Ronda do Quarteirão (1208) realizaram a prisão em flagrante de Francisca Natália Caetano Costa, 19 anos, natural de Sobral. A acusada foi flagrada com várias pedras de crack e uma quantia em dinheiro.
A mulher foi presa na rua Santa Clara, conjunto Santo Antônio, por volta das 10h30 deste sábado (5).
Os policiais conduziram Natália e o material apreendido para a Delegacia Regional de Polícia Civil, para a lavratura do procedimento cabível. Os policiais responsáveis pela prisão foram: Soldado Jr. Brito, Soldado Daniel e Soldado Siqueira.
Fonte: Sobral 24 horas

TERROR EM FORQUILHA: BANDIDO COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DO "CIÇÃO" ESTUPRA MULHER NA PRESENÇA DO FILHO



Um mulher foi estuprada por várias horas na cidade de Forquilha, por um bandido com as mesmas características do estuprado "Cição". A vítima estava sozinha em sua residência com seu filho (uma criança), quando um indivíduo invadiu sua casa pelo muro, e utilizando uma arma branca praticou os abusos contra a mulher. 
A vítima relatou que o acusado tinha tatuagens no braço direito, iguais a do estuprador "Cição". O crime aconteceu na madrugada deste sábado (05), por volta das 2h, no bairro Edmundo Rodrigues.
 Fonte: Sobral 24 horas

TIANGUÁ-CE: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR 222


Na manhã deste sábado (5), por volta das 07h00, na descida da Serra da Ibiapaba, ocorreu um acidente de trânsito,  envolvendo uma carreta Volvo/FH12 380, ano 2002, cor branca e placas LOG-1406, de Papagaios-MG. O veículo descia a serra com um carregamento de castanha , quando tombou na lateral da pista. Estavam na carreta o motorista, identificado pelo nome de Rafael, a esposa e o filho de 17 anos que, morreu no local do acidente. O motorista e a esposa foram socorridos para o hospital de Tianguá.
Fonte: Sobral 24 horas c/ FPN

sábado, 5 de dezembro de 2015

Corte no Bolsa Família "seria um desastre" para o CE

Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello acredita que corte no Bolsa Família não será aprovado na Câmara
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, afirmou que a aprovação de corte de R$ 10 bilhões no orçamento do programa Bolsa Família “seria um desastre para o Ceará”. Caso seja efetivada, a redução teria impacto de cerca de R$ 800 milhões na economia do Estado, segundo estimativa do ministério.


Campello esteve ontem em Fortaleza para participar da entrega de caminhões e outros equipamentos para reforçar a segurança alimentar no Ceará. Durante seu discurso, a ministra criticou a ideia de corte no programa federal, sugerida como tentativa de ajustar as contas do governo para o ano que vem.

Ela defendeu que parlamentares rejeitem a proposta, de autoria do deputado Ricardo Barros (PP-PR), relator-geral do Orçamento 2016, de reduzir de R$ 28,8 bilhões para R$ 18,8 bilhões a verba do Bolsa Família.

Se aprovada a redução, apenas no Ceará o programa deixaria de atender 1.621.709 cearenses, informou Teresa Campello.


“Vocês acreditam que tem gente no Congresso Nacional propondo tirar R$ 10 bilhões do Bolsa Família? Nós somos contra. Seriam mais de R$ 800 milhões que a gente perderia por ano”, disse a ministra em discurso para prefeitos cearenses e trabalhadores rurais, no Parque de Exposições César Cals.

Rejeição
Campello pontua, no entanto, que não acredita que o corte será aprovado. A ministra citou moção de repúdio à proposta, assinada pelos 30 deputados da Comissão de Seguridade Social, na última quarta-feira. “A maioria dos deputados e senadores e toda a nossa bancada nordestina têm deixado muito claro que é favor de manter os R$ 28 bilhões para o Bolsa Família. (...) Há essa proposta, mas eu acredito que ela vá ser rejeitada”, afirmou.

O autor do corte, o deputado Ricardo Barros, tem defendido a mudança, alegando que o objetivo é enxugar beneficiários que não se enquadram nos moldes do programa. Após audiência em que foi aprovada a moção, o parlamentar disse que, se for feita a reestruturação, “quem realmente precisa não deixará de receber”.


O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT), deu coro à fala da ministra e disse que a proposta não será aprovada.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), lembrou que o Estado passa pelo quarto ano de estiagem e, se não fosse por programas sociais como o Bolsa Família, o Ceará poderia reviver cenários de migração para a Capital. 

Números

23 milhões deixarão de receber o Bolsa Família em caso de corte


1,6 milhão é o total de pessoas que deixariam o programa no CE

R$ 800 milhões é a estimativa de impacto do corte no Ceará

Saiba mais

Programas
Em parceria com o Governo do Estado, o MDS entregou ontem equipamentos de apoio à modernização das Unidades de Distribuição da Agricultura Familiar para 93 municípios cearenses.

O investimento da pasta é  de cerca de R$ 4 milhões. O Governo anunciou também o investimento de R$ 94,5 milhões em projetos de abastecimento de água, entrega de equipamentos (43 caminhões baú, refrigeradores, balanças, freezers horizontais e outros) e bibliotecas rurais, além da assinatura da ordem de serviço para a perfuração de 100 poços. No Ceará, o Bolsa Família atende, atualmente, mais de três milhões de famílias e é responsável por movimentar R$ 175 milhões por mês no Estado. 
fonte:O povo

Número de casos notificados cresce 60%


 


Mais 15 casos de microcefalia estão em investigação no Ceará. O novo número foi divulgado na noite de ontem, 4, em boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Fortaleza lidera a incidência, com 12 casos em investigação. Houve crescimento de 60% no número de casos notificados entre 28 de novembro e 4 de dezembro. Antes, a pasta havia divulgado um total de 25 recém-nascidos possivelmente acometidos pela doença.

Houve registros em outros 19 municípios cearenses. Em Tejuçuoca aconteceu o único caso já confirmado - um bebê veio a óbito. A microcefalia é uma condição rara em que a criança nasce com o crânio do tamanho menor do que o normal. Exames feitos no recém-nascido cearense confirmaram a relação da doença com o Zika Vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

O Zika foi identificado no País em maio, no Nordeste, após a ocorrência de uma “doença misteriosa” cujo principal sintoma eram manchas vermelhas no corpo. Até então, a doença era considerada uma infecção mais branda e menos prolongada que a dengue, também transmitida pelo Aedes aegypti.

Também houve notificações da doença nos municípios de Aquiraz, Banabuiú, Barbalha, Caucaia, Crato, Cruz, Ipaumirim, Itapajé, Jardim, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Mauriti, Missão Velha, Mucambo, Poranga, Quixeré e São Gonçalo do Amarante.

A investigação dos casos está sendo realizada pelo Ministério da Saúde (MS) de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde, com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Comitês de especialistas apoiarão o MS nas análises epidemiológicas e laboratorial, bem como no acompanhamento dos casos.
fonte:O povo

 

 

 

 

 

 

 

Morre Marília Pêra

foto marília pêra
Morreu neste sábado (5), no Rio de Janeiro, a atriz Marília Pêra, 72. Segundo a Globo, a atriz havia se tratado recentemente de um desgaste ósseo na região lombar.
Marília trabalhou em mais de 50 peças de teatro, cerca de 30 filmes e 40 novelas, minisséries e programas de televisão.
(com agências)

TV a Cabo – Assinaturas do serviço estão caindo desde o início do ano

“O número de assinantes do serviço de TV por assinatura vem caindo desde o início do ano. Em janeiro, foram registrados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) 19,65 milhões de assinantes, o que representava uma presença em 29,79% dos domicílios do país. Já os números divulgados hoje (4) pela agência mostram que, em outubro, foram registrados 19,39 milhões de acessos ao serviço, que estava presente em 29,22% dos domicílios.
Os números de outubro apresentam uma leve queda em relação aos registrados em setembro, quando havia 19,47 milhões de acessos, que chegavam a 29,36% dos domicílios.
A participação do serviço prestado via satélite atingiu 58,9% da base de assinantes em outubro e a do serviço a cabo alcançou 40,12% dos assinantes. O estado com maior densidade do serviço é o Distrito Federal, onde 55,10% dos domicílios têm TV paga. No Piauí, está a menor penetração, com 8,32% das casas com o serviço.”
(Agência Brasil)

Poupança tem mais saques do que depósitos em novembro

porco
“Os saques da poupança superaram os depósitos em R$ 1,303 bilhão, em novembro. Esse foi o 11º mês seguido de retirada líquida de recursos e o pior resultado para meses de novembro, na série histórica do Banco Central (BC), iniciada em janeiro de 1995. Em novembro de 2014, houve mais depósitos do que retiradas, com captação líquida de R$ 2,534 bilhões. Nos 11 meses deste ano, a retirada líquida (descontados os depósitos) totaliza R$ 58,357 bilhões.
No mês passado, os clientes bancários sacaram R$ 166,885 bilhões, o maior volume da série. Os depósitos chegaram a R$ 165,582 bilhões. De janeiro a novembro, os depósitos somaram R$ 1,708 trilhão e os saques, R$ 1,766 trilhão.
A poupança tem perdido atratividade devido à taxa básica de juros, a Selic, mais alta, o que torna outras aplicações mais atraentes. Outro fator é a inflação mais alta do que a remuneração da poupança. Além disso, há menos dinheiro para aplicar devido à alta dos preços, ao endividamento das famílias e ao aumento do desemprego.
A poupança rende 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a Taxa Referencial (TR), tipo de taxa variável. A taxa básica de juros, a Selic, está em 14,25% e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 9,93% em 12 meses até outubro.”
(Agência Brasil)

Executiva do PT afasta Delcídio e abre processo disciplinar contra senador

A Executiva Nacional do PT decidiu nessa sexta-feira (4) afastar do partido o senador Delcídio do Amaral (MS) e abrir processo disciplinar contra ele. Segundo o presidente do PT, Rui Falcão, o senador terá 60 dias para apresentar sua defesa. Falcão disse que nesse período, o senador não é mais considerado filiado ao partido.
Delcídio está preso na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde o dia 25 de novembro. Ele foi acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato.
Falcão afirmou também que o partido não teme perder o apoio do PMDB durante o processo do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Ele ressaltou que o PT espera que o processo seja resolvido rapidamente.
“Eu não tenho esse temor. O momento é de unidade, e não de levantar suspeição sobre qualquer parte. A nossa disposição, e a do governo também, pelo que eu soube, é resolver isso rapidamente, mas os mecanismos para prolongar a atividade parlamentar não dependem de nós. A nossa opinião é que seja resolvido rapidamente e, se for necessário, reduzir o tamanho do recesso [parlamentar].” O recesso parlamentar, que deve começar no dia 22 deste mês, termina em fevereiro.
(Agência Brasil)

Pesquisadora aponta que crianças brasileiras são mais conectadas que as europeias

As crianças brasileiras estão mais conectadas à internet que as europeias. Por isso, ninguém duvida de que no Brasil se tenha mais perfis de redes sociais administrados na infância. Isso traz alguns riscos que ela deve enfrentar, como a vulnerabilidade e a ansiedade, segundo a pesquisadora portuguesa Cristina Ponte.
O curioso é que ao mesmo tempo em que crianças e adolescentes brasileiros (72%) utilizam mais o PC, a máquina de computador, a maioria acessa a internet por meio de pacotes de dados (40%). A utilização de 3G, segundo Cristina, se deve ao valor cobrado – na Europa é bem mais caro – e a infraestrutura pouco desenvolvida, já que não faltam equipamentos para a propagação do Wifi.
“O Brasil é mais semelhante a Romênia, porque também tem problemas de infraestrutura e tem meninos vivendo intensamente as redes sociais. A questão cultural é uma hipótese. Eles gostam das redes sociais como um espaço de apresentação de si para os outros, de ser popular. A preocupação com curtidas é muito forte, preocupação com o corpo, com a maneira como se apresentam”, explicou.
Riscos
A internet pode render um espaço de maior sociabilidade para crianças e adolescentes. Entretanto, com a enorme quantidade de pessoas e assuntos, esse público fica mais vulnerável aos riscos, como acesso à pornografia, à apologia a violência ou contato com possíveis criminosos. Mas saber desses risco pode ajudá-las a aprender a lidar com isso. A internet traz riscos, mas podem virar oportunidades para que as crianças adquiram mais informação”, enfatizou.
(com informações da Tribuna do Ceará)

Nova tarifa passa a ser cobrada pelos mototaxistas de Sobral

A partir desta sexta-feira (4), entra em vigor a nova tarifa adotada pelos mototaxistas, em Sobral.
Antes uma tarifa única era cobrada pela classe, no valor de R$3 reais, mas os profissionais alegam que devido ao crescimento populacional e a expansão territorial da cidade o valor deva ser alterado e diferenciado para alguns bairros.

Em conversa com a reportagem do Sobral Portal de Notícias, o Secretário de Conservação e Serviços Públicos, Jorge Trindade, divulgou os novos valores que passam a ser adotados. Foram repassados três valores distintos, R$3 reais será cobrado somente no Centro da cidade, o valor de R$3,50 será cobrado do deslocamento Centro a outros bairros d e Sobral, com exceção dos bairros Sinhá Sabóia e Renato Parente, para estes será cobrada a taxa de R$ 4reais. Já no turno da noite, das 22 horas às 6 horas da manhã, será cobrada a taxa de R$5 reais para qualquer bairro.

"É importante que a população tenha compreensão que já fazem quase dois anos que não há reajuste na tarifa de mototaxista, por isso a grande necessidade e a solicitação da categoria em aumentar os preços. O último reajuste foi em janeiro de 2014. Este aumento deve-se em virtude também do alto preço do combustível, além de ser justo com o profissional procuramos também ser o mais justo possível com o usuário do sistema", disse o secretário.

Vale ressaltar que qualquer mototaxista que cobrar um valor fora da tabela apresentada, poderá ser denunciado ao setor de transporte urbano, localizado na sede da Guarda Municipal.
 
Fonte: Sobral Portal de Notícias (SPN)

Time inglês pode pagar R$ 2 bilhões para ter Messi e Neymar, diz jornal

O Manchester United pode abrir os cofres e protagonizar a maior negociação da história do futebol. Segundo o "The Sun", os Red Devils tentarão colocar em prática a ideia de contratar Messi e Neymar ao mesmo tempo. A transação chegaria a 490 milhões de euros (R$ 2 bilhões).

No entanto, a publicação não aponta como o clube inglês viabilizaria tais cifras. O jornal cita ainda que o Barcelona não abriria mão de negociar seus dois craques diante do alto valor da negociação, uma vez que estaria em dificuldades financeiras.

No fim da última janela de transferências, o Manchester United já havia deixado claro a intenção de tirar Neymar do Barcelona. O clube acenou em pagar 190 milhões de euros, valor da multa rescisória do jogador, mas os catalães não se animar com a ideia.

O camisa 11 vem conversando com a diretoria do Barcelona a ampliação do seu contrato, que termina em 2018. O interesse do Manchester United acelerou as negociações, mas problemas com a justiça brasileira fizeram com que as tratativas fossem paralisadas.
 
Com informações de MSN Notícias

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Joaquim Levy diz que 2016 tem potencial de recuperação

“Apesar das dificuldades na retomada do crescimento, o ano de 2016 tem potencial de recuperação, disse o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Segundo ele, o governo está na direção certa, e o país mostrou, em outras ocasiões, capacidade rápida de recuperação e de lidar com problemas estruturais e políticos.
Levy deu as declarações em teleconferência com investidores do Banco Brasil Plural ontem (3) à tarde. O áudio, no entanto, só foi divulgado hoje (4) pela assessoria do Ministério da Fazenda.
Para Levy, grande parte da oscilação do câmbio neste ano decorre das incertezas de curto prazo, muitas delas políticas. Segundo ele, somente o enfrentamento dessas incertezas dará mais confiança ao investidor estrangeiro.
Sem entrar em detalhes, o ministro disse que as investigações de escândalos de corrupção, apesar de provocarem impacto no curto prazo, trazem benefícios para o país mais à frente. “Acredito que estamos deixando o país ainda mais atrativo aos investimentos no médio prazo. No curto prazo vamos focar nos problemas que temos agora e sairemos disso melhor do que antes”, destacou o ministro.
Levy pediu que os investidores pensem de forma mais estrutural e ressaltou que o governo está tomando medidas para melhorar a competitividade, o ambiente regulatório e dar mais segurança aos investidores, como a reforma do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
Ao falar sobre como o governo conseguirá manter os gastos com educação em meio à crise econômica, o ministro disse que o governo está alcançando um fluxo sustentável de pagamentos de programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo ele, o governo está empenhado em atrelar a concessão de bolsas a índices de qualidade e verificar se o dinheiro está sendo gasto com eficiência.
“Estamos convergindo para um fluxo sustentável, mas tem que ser sério em como esse dinheiro é gasto. Continuamos focados em índices de qualidade tanto dos estudantes quanto das instituições”, disse Levy. “Esse é o tipo de programa que você tem de checar todo o tempo o que você está atingindo com o gasto público? Essa é cada vez mais a estratégia do governo brasileiro”, acrescentou.”
(Agência Brasil)

"Eduardo Cunha não tem poder de dar andamento ao processo de impeachment", diz Ministro do STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na última quarta-feira (2), que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, não tem o poder de dar andamento ao processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. De acordo com o ministro, o papel de Cunha é dar um parecer técnico sobre o pedido, que deverá ser posteriormente analisado e aceito, ou não, por uma comissão.
Cunha aceitou o pedido de impeachment contra Dilma feito pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal. O presidente da Câmara afirmou que a decisão tem “natureza técnica”.
“Ele não toca o processo, quem toca é o colegiado. Não há esse poder do presidente da Casa receber ou não receber a notícia da prática que leva ao impeachment”, explicou Marco Aurélio. Ele afirmou que cumpre agora a Cunha constituir uma comissão, que deve ser formada, tanto quanto for possível, por parlamentares de todos os partidos.
Essa comissão que dará um parecer, e esse parecer será submetido a um colegiado. O colegiado deve dizer se o pedido merece ou não deliberação e enviar de volta à comissão para que ela determine o recebimento ou não”, disse o ministro.
O ministro evitou fazer declarações sobre a legitimidade de Cunha em abrir o processo de impedimento contra a presidente. No mês passado, no entanto, Marco Aurélio defendeu o afastamento do presidente da Câmara durante a tramitação do processo contra ele no Conselho de Ética da Casa.
(Estadão Conteúdo)

58% dos cearenses aprovam a administração de Camilo Santana

Pesquisa do Instituto Paraná, realizada entre os dias 21 e 24 de novembro, mostra que 58% dos eleitores aprovam a atual administração do governador Camilo Santana (PT). O levantamento ouviu 1.340 pessoas em 60 municípios cearenses. Confira abaixo detalhes:
01 - De uma maneira geral, o senhor(a) diria que aprova ou desaprova a administração do governador do Ceará, Camilo Santana, até o momento?
Aprova 58,0%
Desaprova - 35,4%
Não sabe/não opinou 6,6%
02 - O governador do Ceará, Camilo Santana, está indo melhor, pior ou igual ao que o senhor(a) esperava?
Melhor - 20,5%
Pior - 19%
Igual - 56,0%
fonte:Sobral em revista

O Brasil à mercê de um chantagista

A decisão de Eduardo Cunha de dar encaminhamento ao pedido de impeachment contra a presidente Dilma é um ato gravíssimo que poderá mergulhar o País numa convulsão política e grave crise institucional. Trata­se de um ato de aventura e irresponsabilidade política, um ato de chantagem consumada e de vingança. Nesse contexto, independentemente das razões que possam ou não fundamentar tal pedido, o processo nasce contaminado pela marca do golpe político.
Não é um ato que nasce de uma decisão fundada no bom senso, na prudência que todo líder político deve ter. Bastou o PT decidir que se posicionaria favoravelmente à continuidade do processo de cassação de Cunha no Conselho de Ética para que o ato de vendeta política fosse desencadeado, desnudando à luz do dia a chantagem que vinha sendo urdida nos bastidores. O PT e o governo têm sua responsabilidade em tudo isso, pois foram longe demais na aceitação dessa chantagem.
O problema agora se coloca no seguinte terreno: qual será a conduta dos partidos, principalmente da oposição, mediante o encaminhamento de um processo de impeachment de uma pessoa sem legitimidade e de uma decisão movida pela chantagem e pela vingança?
Se esse encaminhamento prosperar, abrir­se­á um grave precedente para o futuro do País e a própria legitimidade democrática do processo político estará em risco. O sistema político como um todo e a oposição em particular estarão colocando em jogo o seu futuro político imediato e mediato.
Mas não é só isto: os partidos e os líderes estarão colocando em jogo as suas histórias e as suas biografias. Estarão colocando em jogo a sua dignidade em face de um ato de aventura e de irresponsabilidade de um político que não tem nenhum escrúpulo. Se a oposição não se pronunciar com urgência, o País terá pela frente meses tormentosos. Meses de incerteza política e de agravamento da crise econômica e social. Esse processo de impeachment, tal como foi encaminhado e dada a gravidade de sua contaminação, tem tudo para provocar muitas perdas e nenhum ganho.
Fonte: Estadão
Texto do professor Aldo Fornazieri, da Escola de Sociologia e Política de São Paulo

CNBB questiona 'autoridade moral' de Cunha

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criticou nesta quinta-feira (3) o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que autorizou a abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Em nota, a CNBB questiona os motivos que levaram Cunha a aceitar o pedido de abertura do processo.
Manifestando "imensa apreensão", a comissão da CNBB diz que a atitude de Cunha "carece de subsídios que regulem a matéria" e que a sociedade está sendo levada a crer que "há no contexto motivação de ordem estritamente embasada no exercício da política voltada para interesses contrários ao bem comum". Para a CNBB, Cunha agiu por interesse pessoal.
(com informações da Agência Brasil)

Cearenses criam empresa especializada em anular multas de trânsito

Com 5 mil multas recebidas, já foram anuladas 1,3 mil e o restante aguarda julgamento. Excesso de velocidade é o tipo mais recorrente
De janeiro até agosto deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) já aplicou mais de 60 mil multas, e com as novas medidas de velocidade, faixas exclusivas e outras ações de trânsito, esse número tende a aumentar. Alguns motoristas rebatem o órgão através de recursos. Devido a essa procura, cearenses criaram uma empresa para representar esses motoristas que buscam anular multas.

A empresa especializada em recursos administrativos de infrações de trânsito atua em todo o território nacional. Criada há um ano, a Anula Multa possui clientes em todo o Brasil, com recursos tramitando em cidades como São Paulo, Porto Alegre, Brasília e Belém. Inicialmente, a ideia partiu do sócio Rodrigo Magalhães Nóbrega, que a apresentou aos demais sócios e, juntos, criaram a empresa.

Atualmente, a Anula Multa possui 12 colaboradores, dentre advogados, consultores, estagiários e demais funcionários. A maioria é de cearenses, mas há também paulistas e brasilienses, representantes da empresa nas respectivas capitais. Com 5 mil multas recebidas, cerca de 2 mil foram recorridas, sendo aproximadamente 1,3 mil já anuladas e o restante aguarda julgamento.

Além dos prejuízos financeiros, os pontos acumulados podem levar à suspensão do direito de dirigir por até 2 anos.

De acordo com Rodrigo, há solicitações para todos os tipos de infrações, porém a grande maioria das multas é por excesso de velocidade. Em seguida, transitar na faixa exclusiva de ônibus, lei seca, estacionamento proibido, dentre outras infrações. De acordo com o Detran-CE, as principais infrações registradas são motorista sem capacete, veículo não licenciado, não-habilitado, lei seca e excesso de velocidade.

A resposta do público tem sido positiva, pois a maioria dos recursos têm sido deferidos. Entretanto, a Anula Multa realiza uma análise prévia para evitar recorrer de multas que não cabem recursos. O ato de recorrer a uma infração de trânsito é direito do condutor, com previsão legal no Código de Trânsito Brasileiro. “A Anula Multa apenas o auxilia nessa árdua tarefa, tendo em vista conhecer a legislação de trânsito e o trâmite do processo administrativo, que é bastante burocrático”, justifica Rodrigo Magalhães.

Como funciona?

O procedimento se inicia com a análise do auto de infração e das notificações de autuação e penalidade. Em seguida, a empresa informa ao cliente se há como anular a multa. A análise é bastante criteriosa, e leva em consideração as chances de anulação, os prazos para recurso, a situação do prontuário do condutor, dentre outros fatores. Cabendo recurso, o orçamento é calculado de acordo com essas variáveis.

Investimento

Em regra, a análise prévia das multas é gratuita. Quanto ao pagamento, pode ser feito em duas parcelas, sendo a primeira no ato do contrato e o restante apenas quando a multa for anulada. O tempo médio do processo varia conforme cada órgão e instância administrativa, podendo levar de 10 dias até dois anos. A entrega da documentação para análise pode ser feita pessoalmente ou através do site.

De acordo com o Detran-CE, o tipo de multa mais contestado por motoristas é o de infração por excesso de velocidade. Até outubro de 2015 foram registrados na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) 4.301 recursos, dos quais 793 foram deferidos. Ou seja, 18,44% do total.
 
Fonte: Tribuna do Ceará

COREAÚ-CE: POPULAÇÃO TENTA LINCHAR CASAL QUE ESTAVA BOTANDO TERROR NO DISTRITO DE ARAQUÉM

Um que casal que realizou vários assaltos no distrito de Araquém, quase foi linchado pela população do distrito. Os acusados estavam em uma motocicleta tomada de assalto na cidade de Tianguá e estavam botando terror na localidade. A população se uniu e conseguiu derrubar o casal da motocicleta e meteram a "ripa" neles. Os assaltantes foram "salvos" pela PM, que chegou antes que o pior acontecesse.

Os dois indivíduos foram conduzidos à Delegacia Regional de Sobral, para a realização dos procedimentos legais. A ocorrência foi registrada por volta das 22h desta quinta-feira (3).
  
Fonte: Sobral 24 horas

Mulher mais procurada pelo Estado do Ceará em 2014 é executada

Ela estava em liberdade após cumprir cerca de 6 meses de pena por homicídio, lesão corporal e falsificação de documentos.

A mulher mais procurada pela Polícia do Estado do Ceará em 2014, Valquíria de Araújo Alves, 29, presa em outubro do ano passado após investigações daDivisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), foi assassinada no bairro Mondubim, entre a Rua Valdir Diogo e a Avenida Presidente Costa e Silva (Av. Perimetral), por volta das 22h da última quarta-feira (2). A mulher era acusada de crimes como homicídio, formação de quadrilha, assaltos, tráfico de drogas, lesão corporal e falsificação de documentos.
Valquíria de Araújo foi morta em um campo próximo ao Conjunto Esperança
(Foto: Agência Diário)

Equipes da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e da DHPP atenderam a ocorrência. Ela foi atingida com três disparos de arma de fogo na cabeça. De acordo com a Pefoce, junto ao corpo, foi encontrada apenas uma bolsa com objetos pessoais, como itens de perfumaria e roupas.

Valquíria tinha chegado ao local, conhecido como "Campo dos Pneus", em um mototáxi. Após realizar o pagamento pelo serviço, um homem não identificado em uma motocicleta se aproximou e atirou contra a cabeça dela. Conforme o perito Paulo Cunha, populares não quiseram dar informações que pudessem auxiliar na identificação do suspeito.

Após ser detida pela Polícia no ano passado, ela ficou cerca de 6 meses presa. Entretanto, estava em liberdade atuando ativamente no tráfico de drogas no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), conforme a Polícia. 

Com informações da TV Diário