Gastos com estrutura e bandas para o período momino oneram municípios do Interior (Foto: Rodrigo Carvalho/Diário do Nordeste)
A estiagem que castiga o Interior do Cearánão intimidou as
prefeituras locais com relação à realização das tradicionais festas de
Carnaval nos municípios. Os altos valores se contrapõem a situação
calamitosa das cidades, a maioria emestado de emergência, decretado no
fim do ano passado; algumas com problemas no abastecimento de água.
A Prefeitura Municipal de Choró vai gastar R$ 104.030 com a festa de
Carnaval do ano de 2013. O município está entre os 174 que decretaram
estado de emergência, por 90 dias, desde novembro de 2012.
A licitação do evento "Folia nas Águas" mostra que a Secretaria de
Turismo, Cultura, Esporte e Juventude contratou uma empresa de Quixadá
para realizar a festa e somente o camarote do evento custará R$ 9.000
aos cofres públicos.
Quase R$ 50.000 serão gastos na contratação de grupos musicais que
realizarão show artístico com duração mínima de 3 horas. A locação do
palco foi registrada no valor de R$ 19.900; e somente na diária dos
banheiros quimícos, para os 4 dias de festa, serão desembolsados R$
6.000. O gerador, acompanhado de uma equipe técnica, foi alugado por R$
7.900, entre os dias 9 a 12. São um total de 12 itens que somam mais de
R$ 100.000 na licitação assinada no último dia 29 de janeiro.
Quixadá entre os mais caros
Já o município de Quixadá vai gastar R$ 256.823 no Carnaval de 2013. A
licitação cobre os serviços de infraestrutura e contratação de grupos
musicais e é de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento
Econômico e Turismo. Somente o cachê das bandas de forró e axé custarão
R$ 141.000 aos cofres públicos.
O município de Crateús, que está prestes a sofrer um colapso de água,
possui uma licitação aberta, do tipo menor preço, no valor de
243.519,46 também referente à festa de Carnaval. Somente as atrações
musicais devem custar R$ 117.163,30 e a estrutura com palco, som e
iluminação R$ 125.889,16.
O Ministério Público, inclusive, vai realizar uma audiência pública
para discutir a questão do abastecimento de água em Crateús, na próxima
quarta-feira (6). o açude que abastece a cidade está com apenas 9,5% da
capacidade, o que aumenta a chance de falta d´água.
Secult-Ce destinou R$ 974.000 para edital do Carnaval 2013
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulgou um
edital no valor de R$ 974.000 para o Carnaval do Ceará 2013. Os recursos
são do Fundo Estadual de Cultura, que apoia financeiramente a execução
de projetos de arte e cultura nas manifestações carnavalescas da região
cearense.
Choró está entre os 20 municípios contemplados pelo edital, que teve
mais de 100 cidades da região cearense inscritas. A Secult vai investir
R$ 20.000 no evento, mas a Prefeitura de Choró vai arcar com cerca de R$
80.000.
Convênios com a Casa Civil foram suspensos
Já as verbas do convênio entre a Casa Civil e Prefeituras para o
Carnaval do Interior foram suspensas devido aos custos e gastos com a
seca.
Choró ficaria em estado de calamidade sem Carnaval, diz secretário
O Secretario do Turismo e Cultura de Choró explicou que o Carnaval
vai gerar cerca de 300 empregos diretos e 40.000 visitantes, uma média
de 10.000 pessoas visitando o município diariamente, durante os 4 dias
do evento.
"Essas pessoas deixam dinheiro nos comércios e mercantis e boa parte
desse recurso é arrecadado nos impostos e volta como melhorias para o
povo. Boa parte do recurso anual vem do Carnaval", explica o secretario
uestionado se o abastecimento de água seria suficiente para os 40.000
visitantes, o secretario afirmou que as pessoas não ficam hospedadas no
município, apenas "passam".
Abastecimento de Choró é realizado por carros pipas
Para a Prefeitura de Choró, o abastecimento de água é suficiente para
os 13 mil habitantes do município. A Prefeitura também utiliza uma
retroescavadeira para cavar cacimbas e há projetos do Governo, como o
Garantia Safra, dando suporte aos agricultores. Além dos carros pipas
oferecidos pelo Governo, a Prefeitura também investiu em carros extras
para o abastecimento.
Sobre a falta de qualidade da água, relatada pela população, a
Prefeitura divulgou que utiliza dessalinizadores e garantiu que a água
passou por testes e foi aprovada.
"Vamos tentar amenizar a tristeza das pessoas", diz coordenador do "Carna-folia", de Crateús
A prefeitura de Crateús é conhecedora dos problemas com a
distribuição da água em virtude da seca que a cidade enfrenta. Mesmo
assim, promete um dos melhores carnavais da região. Com a festa orçada
em quase R$ 300 mil a organização do evento admite o problema da
estiagem, mas justifica que a festa é uma forma de amenizar a tristeza
das pessoas com a seca que assola do município. "Não podemos deixar de
propor um lazer à juventude. Todos apreciam e curtem esse momento.
Torcemos que o clima melhore, mas como já havíamos programado, não vamos
cancelar o evento", enfatiza Sílvio Verta, coordenador do
"Carna-folia".
Ainda de acordo com Sílvio, os gastos com o evento estão sendo
inferiores aos anos anteriores. Segundo ele, antes gastava-se R$ 400 mil
e atualmente o valor não se aproximará dessa quantia.
Fonte: Diário do Nordeste