sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lula deve fazer campanha em Fortaleza e Juazeiro do Norte, anuncia Guimarães









Santana, Lula e Guimarães (Foto: Divulgação)
O ex-presidente Lula deve vir ao Ceará para subir no palanque de dois candidatos a prefeito: Elmano de Freitas, em Fortaleza, e Manuel Santana, em Juazeiro do Norte. A informação é do deputado federal José Nobre Guimarães (PT). Ele diz que o PT nacional elegeu essas duas cidades como prioridades nas eleições deste ano no Estado.

“Sem desmerecer as outras cidades, mas Juazeiro e Fortaleza são prioridade por serem cidades importantes onde o PT precisa continuar seu projeto e dar as respostas que a sociedade está reivindicando e precisando”, acentuou Guimarães.

Para Guimarães, a inclusão de Juazeiro como prioridade é uma demonstração da confiança do PT, da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula no sucesso do governo do prefeito Manoel Santana. ”Eu vou colocar Juazeiro na agenda de Lula, para que ele possa vir aqui falar de como sofreu perseguições e como tem sofrido Santana e que ele, Dilma e o PT apoiam Santana para continuar prefeito de Juazeiro”, afirmou.

Fonte: Blog do Eliomar

Pitbull tomará conta da Policlínica de Sobral

Provando que está com o prestigio em alta junto ao governador Cid Gomes, o prefeito de Forquilha, Edmundo Rodrigues, foi alçado ao posto de presidente do Consórcio da Saúde, formado por 24 municípios da zona norte para administrar a Policlínica Bernando Félix da Silva, inaugurada esta semana pelo Governo do Estado, em Sobral.
fonte:sobral em revista

Governo do Estado inaugura Policlínica Bernardo Félix da Silva



Fotos: Marcildo Brito
Com o objetivo de fazer do Ceará o melhor sistema de saúde pública do Brasil, o governador Cid Gomes inaugurou na noite desta quarta-feira (4), em Sobral, a primeira policlínica tipo II do Estado. “Não existe equipamento de tamanha complexidade na saúde pública do Brasil”, afirmou o secretário da Saúde Arruda Bastos.
Esta é a sétima policlínica inaugurada das 22 que irão compor o complexo de saúde do Estado. São 18 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), 48 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24 horas) e 150 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). “Em breve, volto a Sobral para inaugurar o maior hospital do interior do Nordeste, o Hospital Regional Norte (HRN)”, comemorou Cid.
fonte:sobral em revista

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Santiago Silva flagrado roubando câmera de repórter

Após ser derrotado pelo Corinthians, o atacante uruguaio do Boca Juniors, Santiago Silva, foi flagrado roubando a câmera de mão de um repórter da Rit TV, em um dos corredores do Estádio Pacaembu.

O repórter Rogério Voldan foi à Polícia, que interveio e recuperou a ferramenta de trabalho do profissional.

Não há informações sobre se o atleta responderá a algum tipo de processo pelo ocorrido. As imagens repercutem em grandes portais de notícias, como o brasileiro Terra e o argentino Olé.
fonte: Time de Fora/ Diário do Nordeste

Ciro critica PT e diz que aliança nacional continua


Brasília (Sucursal) Não existe relação entre a aliança firmada entre PSB e PT para as eleições nacionais e estaduais e as eleições municipais. A afirmação é do ex-deputado federal e ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) que representou ontem em Brasília o seu partido na reunião da Executiva Nacional da legenda. Com esta avaliação, Ciro justifica o fato de PT e PSB não saírem juntos na disputa por prefeituras importantes como Recife, Fortaleza e Belo Horizonte.

Segundo ele, a proposta do PT de usar a imagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições municipais "é uma tentativa de sancionar as maluquices de um grupo", em uma clara referência à decisão da prefeita Luizianne Lins (PT) de lançar Elmano de Freitas para a sucessão municipal em Fortaleza.

Para Ciro, a proposta do PT de usar a imagem do ex-presidente Lula nas eleições "é uma tentativa de sancionar as maluquices de um grupo" FOTO: KELLY FREITAS

O vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, avaliou o quadro nacional das coligações PT/PSB. "Aliança entre iguais compreende, como argamassa, independência que não rima com alinhamentos automáticos. Somos partidos que se respeitam. Aliado leal, o PSB cultiva seu próprio projeto, seus próprios objetivos e sua forma peculiar e socialista de buscar o poder na companhia das forças de esquerda fortalecidas pelo apoio das crescentes camadas progressistas e democráticas".

Sobre a aliança na capital paulista, Roberto Amaral afirmou que no encontro com o presidente Lula, sem atender a qualquer ordem de pedido e sem condicionantes, o PSB assegurou apoio a Fernando Haddad (PT). A palavra foi dada pelo presidente do partido Eduardo Campos.

"Demoramos a anunciar o óbvio, conhecido de toda a imprensa, porque queríamos entregar ao nosso candidato, como o fizemos, um partido unido e preparado. Ao cabo, oferecemos ao PT para a composição da chapa o melhor quadro de que dispúnhamos", disse, referindo-se à deputada Luíza Erundina.

Mais ácido, Ciro Gomes afirmou que o evento ocorrido com a presença de Paulo Maluf, que afastou Erundina do processo, "só ocorreu porque as pessoas envolvidas não conheciam a Erundina e fizeram o que fizeram sem um comunicado prévio", observou.

Amaral disse que "o desfecho de Fortaleza decorre da mesma lógica, pois igualmente atende à necessidade de preservamos em nosso campo a Prefeitura, necessidade ameaçada pela crise da administração municipal e a dificuldade de encontrar como candidato um nome que unisse as forças de nosso campo", concluiu o vice-presidente do PSB.

Belo Horizonte
Ciro fez ainda duras críticas ao senador Aécio Neves (PSDB-MG), com quem sempre teve uma relação próxima, e ao PT, um aliado nos últimos anos. Ele declarou-se decepcionado com o comportamento do tucano nas costuras locais para definir um arco de alianças à Prefeitura de Belo Horizonte - onde PSB e PSDB alijaram o PT de uma aliança que já vigorava há quatro anos.

Sobre o PT, Ciro Gomes disse que o partido trabalha para "aniquilar" os companheiros, como PDT e PC do B. "O PSB não pode se prestar a esse papel".

Em outro momento fez uma crítica cara ao petismo: disse que a legenda está perdendo interlocução com os movimentos sociais ao tentar se comparar ao PSDB.
fonte:diário do nordeste

Tasso Jereissati chega a Sobral para inaugurar a NordesTV



O ex-governador Tasso Jereissati, acompanhado da esposa Renata, e do diretor comercial do SBT Brasil, Glen Valente, desembarcam na tarde desta quinta-feira (5) em Sobral. Vem inaugurar a sede da NordesTV, filiada do SBT para o estado do Ceará, e que tem a sua sede aqui na Princesa do Norte.
Um grupo de artistas da grade do SBT, cujos nomes não foram divulgados, também estarão prestigiando a solenidade, que acontece as 16h, na Av. Dom José, 1280, na casa onde morou o ex-prefeito Cesário Barreto Lima. O jornalista José Maria Soares, in memoria, receberá homenagem especial.
fonte:sobral em revista

terça-feira, 3 de julho de 2012

Cu de bêbado não tem dono, literalmente!

Um caso considerado inusitado ocorreu sexta-feira (16), em Luziânia. Um homem completamente embriagado e fora de seus sentidos, foi ”estuprado” no meio da rua. A violência sexual ocorreu por volta de 1h10, no cruzamento da Avenida Kisleu Dias Maciel com Rua Fagundes Varela, em pleno centro da cidade.

O autor, Clodoaldo Souza Santos, 33 anos, conhecido como “Clodó”, foi pego literalmente com as “calças na mão”. Estava em cima da vítima no momento em que foi surpreendido por vigilantes que fazem a segurança motorizada na cidade. Os dois estavam semi-nus.

A vítima, identificada apenas como “Paulinho”, completamente embriagada, sequer sentiu a “giripoca piar”. Só acordou com a ajuda dos seguranças, depois de muita insistência em chamá-lo. Estava só de camisa para não sentir tanto frio. A calça e os sapatos haviam sido retirados pelo estuprador e tinham sido colocados ao lado da calçada.

Para sorte do bêbado, Clodoaldo não é promíscuo, faz sexo seguro e usou camisinha. Por isso, Paulinho não corre o risco de “engravidar”. Detectado a violência sexual, os seguranças ficaram constrangidos, mas pediram que os dois vestissem as roupas para serem levados à delegacia.

Até porque, à cerca de 150 metros do local do estupro, fica o 10º Batalhão de Polícia Militar de Luziânia e uma igreja evangélica. Mas, a unidade policial e a constante presença de evangélicos na área, não foi capaz de inibir “Clodó”, que mandou “brasa” em “Paulinho”, ali mesmo.

A Polícia Militar foi chamada ao local do fato. O sargento Miranda, comandante da viatura 3290 e o soldado Martins, conduziu as “beldades” à Delegacia da Polícia Civil. Para que um novo ato não ocorresse dentro do carro, vítima e autor ficaram em locais separados até a chegada à 1ª DP de Luziânia.

“Clodó” foi autuado em flagrante por atentado violento ao pudor. Ele negou a violência sexual. Disse que: “Não foi bem assim como estão dizendo”. Questionado quanto à camisinha encontrada em sua mão disse que, apenas usava em caso de extrema necessidade. O crime é inafiançável e ele poderá ser condenado a uma pena de 12 anos de reclusão.

“Paulinho”, de aproximadamente 30 anos, foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML) para exame. O laudo preliminar comprovou a violência. Após acabar a bebedeira, tanto vítima como o autor ,constrangidos, nem mesmo se olhavam. Um policial experiente, ao saber do caso na DP, exclamou: “Mas será o Benedito!!!”




Fonte: Jornal na Polícia 

Ceará: Gestores denunciados e presos voltam às urnas

Três políticos cearenses, presos recentemente em operações capitaneadas pelo Ministério Publico Estadual (MPE), Polícia Federal e Polícia Civil, acusados de desviar milhões de reais dos cofres públicos, estão novamente na ´mira´ do Tribunal de Justiça do Estado e do TRE. O motivo é que, mesmo ainda sob investigação e denunciados por diversos crimes, eles decidiram se candidatar novamente a cargos públicos em seus Municípios.

Uma das situações que estão sendo apreciadas pela Justiça é a do ex-vice-prefeito do Município de Senador Pompeu, Luiz Flávio Mendes de Carvalho, conhecido como o ´Luizinho do Inharé´, que passou cerca de seis meses preso juntamente com o prefeito afastado, Antônio Teixeira de Oliveira.

Rombo

Os dois políticos de Senador Pompeu, juntamente com outras 28 pessoas, foram presos preventivamente por ordem judicial, acusados de um ´rombo´ milionário nos cofres da Prefeitura Municipal, envolvidos em um esquema de corrupção, formação de quadrilha, estelionato, ´lavagem´ de dinheiro e enriquecimento ilícito que levou o MPE, através da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração (Procap) a pedir a prisão de todos.

Após fugir da cidade e passar vários dias desaparecidos, os gestores se entregaram à Polícia. Agora, mesmo ainda afastado do cargo por ordem judicial, e cassado pela Câmara Municipal, ´Luizinho do Inharé´ decidiu se candidatar a prefeito daquele Município. Ele foi lançado como candidato oficial tendo como vice na chapa Francisco Martins Farias, também cassado pela Câmara de Senador Pompeu. O golpe aos cofres do Município, segundo estimativas da Procap, gera em torno de R$ 2,6 milhões, através de fraudes em licitações, num esquema criminoso que envolvia várias empresas.

Outros

Ainda segundo dados da Justiça Eleitoral, também decidiram se lançar candidatos novamente ao cargo de prefeito os políticos Domingos Sávio Pontes e Marcos Alberto Torres.

O primeiro foi solto há menos de uma semana, depois de ter sido preso por ordem do Tribunal de Justiça do Estado e afastado do cargo. Pontes é acusado de ter comandado um esquema de desvio financeiro na Prefeitura de Ipu, utilizando recursos da Secretaria Estadual de Cidades. Foram cerca de R$ 3,1 milhões que deveriam ter sido usados na construção de banheiros populares e que acabaram indo parar nas contas dos envolvidos, conforme denúncia recebida pelo Tribunal de Justiça do Estado. Através de um habeas corpus deferido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sávio foi solto.

O terceiro ´alvo´ das investigações e que decidiu novamente se candidatar é o prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres, preso por ordem do TJCE e denunciado pelo MPE por desviar recursos públicos através de obras ´fantasmas´. A Reportagem tentou ouvir os três citados gestores mas não obteve êxito.

NÚMERO

80 prefeituras do Ceará estão sendo investigadas pela Procap diante das denúncias de desvio de verbas, em geral, através de fraudes em licitações públicas

Fonte: Diário do Nordeste
ps:será que o povo desses municípios ainda vão eleger esses políticos? já estar mais do que na hora de mudar, e esse poder quem tem é o povo.

É dever dos juízes fazer valer a Lei da Ficha Limpa, diz presidente do TSE

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia Rocha, afirmou que é dever dos juízes fazer valer a Lei da Ficha Limpa, que barra das eleições políticos que tenham sido condenados em segunda instância. A ministra destacou que a lei é resultado de uma iniciativa popular. "É preciso que nós, juízes, tenhamos uma conduta exatamente coerente com a demanda da sociedade", afirmou.

A ministra participou de encontro ontem com o presidente do TRE-RJ, desembargador Luiz Zveiter; juízes eleitorais; e chefes de cartório das 249 zonas eleitorais fluminenses, durante o Seminário de Direito Eleitoral, na sede do tribunal de Justiça, no centro do Rio.

A ministra afirmou ainda que o tribunal está se esforçando para que haja a presença de pelo menos um juiz em cada zona eleitoral e que a segurança de cada juiz esteja assegurada. Segundo ela, cinco Estados pediram a presença do exército em alguns municípios. Um deles é o Estado do Rio. Até o fim do mês, o TSE decidirá se aprovará ou não.

Nestas eleições, segundo a ministra, serão mais de 350 mil candidatos a prefeitos e vereadores. Cármen Lúcia destacou também o papel do cidadão ao defender e lutar pelos seus direitos. "As leis não fazem milagre. O que faz milagre é o cidadão quando exige a aplicação da lei", disse a ministra.

Durante seu discurso de 30 minutos para uma plateia lotada no auditório da escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, a ministra pediu que todos os presentes trabalhem com o rigor da lei durante estas eleições. "O TSE está 100% a disposição ao que for necessário", disse Cármen Lúcia.

A ministra caracterizou a eleição deste ano como "acalorada" por decidir a candidatura de prefeitos e vereadores que, segundo ela, são mais próximos da população.

Celular

Já Zveiter afirmou que o tribunal tem intenção de proibir celulares nas cabines de votação. De acordo com Zveiter, os cidadãos que não cumprirem a proibição poderão ser presos. A iniciativa tem como objetivo evitar que eleitores tirem fotos dos seus votos para provar que votaram em determinados candidatos.

O desembargador afirmou que pediu ao TSE a presença do Exército em determinadas regiões do Estado do Rio, que são classificadas como "críticas" pelo tribunal, em tempos de votação. São regiões que, por englobarem características específicas, como presença elevada de milícias; e de outras forças que podem obrigar o eleitor a mudar seu voto, podem dificultar a eficiência do andamento do processo eleitoral, no âmbito democrático, na hora da votação.

Segundo Zveiter, foi feito um levantamento de regiões críticas que serão definidas exatamente assim que o TSE permitir a presença do exército. "O Exército poderá dar tranquilidade para a população", disse Zveiter. Nestas zonas, além do Exército, haverá presenças das polícias militar, civil, federal, e rodoviária federal. Ocorrerá, ainda, um esforço para que a circulação das pessoas nestas zonas seja limitada à votação e à circulação de moradores. Entre as regiões citadas como críticas por Zveiter estão o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), além de Campos e Rio das Ostras.

Fonte: Último Segundo - iG, com informações do Valor Online

Ex-ministro receberá remuneração por período

Brasília. A Comissão de Ética Pública da Presidência República decidiu ontem que o ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil) terá direito à remuneração pelo período de quarentena que teve de cumprir desde que deixou o governo, conforme o que está disposto no Código de Conduta da Alta Administração Federal.Com a decisão, Palocci receberá o equivalente a quatro meses de salário, num total de R$ 106.892,60 - considerando o salário de R$ 26.723,15 pago aos ministros. O ex-ministro deixou o governo Dilma em junho de 2011. Em maio daquele ano, a Folha de São Paulo revelou que Palocci aumentou 20 vezes o seu patrimônio entre 2006 e 2010.

"Todo o ministro de Estado faz parte de um conselho de governo, mas o chefe da Casa Civil, especificamente, faz parte de vários conselhos e fica impedido de atuar naquelas áreas durante os quatro meses, então tem direito à remuneração", explicou o presidente da Comissão de Ética, Sepúlveda Pertence.

Segundo o Código de Conduta, ministros que tenham tido acesso a "informações que possam ter repercussão econômica" ficam impedidos, após a exoneração do cargo, de exercer atividades ou prestarem serviço no setor de sua atuação por quatro meses.
fonte:diário do nordeste

Em sessão tumultada, vereadores aprovam aumento salarial de 28%

Foi aprovado na Câmara de Fortaleza o aumento de 28% do sálario dos vereadores no início da tarde desta terça-feira (3). Com 22 votos favoráveis para o projeto de lei complementar 0011/09, os políticos irão receber R$ 11.888,64 a partir de 2013.
Atualmente, os vereadores recebem R$ 9.288,04 por mês.
Durante a votação houve discussão entre os políticos. A vereadora Toinha Rocha (Psol) provocou os votos a favor e mostrou um documento que abre mão de sua parte caso o aumento fosse aprovado.
Foram 12 votos contra a aprovação do projeto, destes a maioria era a favor a proposta anterior que previa um aumento do subsídio mensal de R$ 15 mil.

Manifestantes
Enquanto os vereadores se reuniam com o presidente da Casa, Acrísio Sena (PT), para debater sobre o aumento de subsídios dos vereadores, os populares, em sua maioria jovens, exibem faixas de protesto condenando o reajuste.
Usando também apitos e megafones, os jovens criticaram a opinião de Acrísio Sena, que disse, na semana passada, que o aumento dos vereadores não seria “imoral”
fonte:diário do nordeste

Charge do Sinfrônio (Jornal Diário do Nordeste - CE)

Projeto Sorriso Positivo atende portadores de HIV/Aids

A Casa de Apoio Madre Anna Rosa Gatorno, integrante da Rede de Solidariedade Positiva, em Sobral, receberá, até o final do ano, um consultório odontológico para atendimento aos portadores de HIV/Aids.
A instalação do consultório será possível graças à parceria do curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará – UFC/Sobral, através do Sorriso Positivo (projeto de extensão do curso de Odontologia). Os recursos para a implantação do consultório serão oriundos do Ministério da Saúde, que aprovou projeto elaborado pelos professores
de odontologia da UFC.
fonte:sobral em revista

segunda-feira, 2 de julho de 2012

HOMENS TAMBÉM FINGEM ORGASMO; ENTENDA POR QUE ELES FAZEM ISSO

ilustracao-de-comportamento-para-materia-de-orgasmo-masculino-1340822801688_615x300
Poucas mulheres sabem disso, mas o fato é que, embora seja mais difícil para eles, os homens também têm condições de fingir um orgasmo. "Elas têm lubrificação mais intensa, mas não têm ejaculação, portanto, não precisam mostrar evidências. Isso torna mais fácil para elas fingirem”, afirma o urologista e sexólogo Celso Marzano, explicando a diferença das atuações feitas por ambos. Mas isso não significa que o sexo masculino não possa interpretar. Duas motivações são as principais: a primeira, não assumir que não conseguiu gozar; a segunda, poupar-se para continuar o sexo, fingindo que está pronto para uma segunda transa na sequência (que, na verdade, é a primeira).
Para psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, há um grande desconhecimento sobre como acontece o clímax masculino, o que faz com que as pessoas confundam orgasmo com ejaculação.

"Orgasmo é sensação cerebral desencadeada por estímulo do genital. A mensagem é enviada para o cérebro e o orgasmo ocorre. A ejaculação é uma consequência disso", diz a sexóloga.

Mas o homem pode ter orgasmo seco. "Ocorre com treino ou por um problema chamado ejaculação retrógrada, quando ejacula para dentro da bexiga", diz Carla.

O ginecologista e andrologista Lister Salgueiro dá mais detalhes sobre o assunto. "Excitação, ereção, ejaculação e orgasmo são independentes. Um homem pode ter excitação e não ter ereção. Ou ter ereção e não ejacular. Ou ainda ejacular e não ter um orgasmo".

Os homens, de acordo com o médico, precisam ter o máximo controle do corpo para conseguir, se a intenção é segurar o gozo, pois há uma fase da excitação que é voluntária e outra involuntária. "Há um ponto em que, se ele chegar, não consegue mais evitar. Todo homem é assim. Com a excitação vem a ereção e, depois, contrações que promoverão a ejaculação e o orgasmo. O homem que finge precisa saber controlar sua excitação e segurar a ejaculação. E não é qualquer um que consegue isso", diz Marzano.
Os integrantes da ala masculina que conseguem fingir precisam, além de ser bons atores e ter domínio sobre o corpo, de rapidez depois do ato sexual (e estar usando preservativo, é claro). "O homem faz caras e bocas e finge que gozou. Depois, pega a camisinha rapidamente, dá um nozinho e não deixa a parceira verificar. E, normalmente, não há mesmo razão para ela fazer isso", afirma Oswaldo Rodrigues Jr., psicólogo e terapeuta sexual do Instituto Paulista de Sexualidade.
Por que homens simulam um orgasmo?
O primeiro motivo que pode levar um homem a fingir é o de não mostrar o orgulho ferido por não ter conseguido cumprir o papel que era esperado dele. "Ele tem receio de demonstrar que não chegou lá e decepcionar a parceira. Às vezes, ele nem sente tanta vontade de fazer sexo, mas se obriga a ir para a relação que para ele já se tornou algo burocrático e previsível", explica Margareth dos Reis, psicóloga, terapeuta sexual e de casais do Instituto H. Ellis.
A pressão social para que os homens impressionem sempre é grande. "Eles não podem demonstrar que não ficaram satisfeitos com a situação ou que não é bom amante. Há uma obrigação cultural e social em cima deles. E todo mundo sabe que, para as mulheres, chegar ao clímax é um pouco mais difícil, às vezes", fala Carla Cecarello.
Eles também podem fingir, simplesmente, para evitar ter de discutir o relacionamento. "O homem já pode ter passado por situações em que não ejaculou e foi cobrado pela parceira. Para evitar discussões, mentem", diz Oswaldo. Mas ele sugere outro motivo para a mentira masculina: dar à mulher a ideia de que são amantes incríveis e insaciáveis. "Depois de simular que ejaculou, um homem pode retomar a relação na sequência, como se fosse uma segunda vez. Ele pode estar interpretando o papel de que está sempre preparado par fazer sexo", afirma.
Mas há, ainda, outras razões, segundo Marzano. "Pode ser aquele cara que quer sair logo da situação, que está fazendo sexo por obrigação e até por dinheiro. E há, ainda, situações como no sexo casual, que podem ter começado bem, mas depois não 'dá liga'. Para terminar logo, ele finge", afirma o médico. Qualquer que seja o motivo, os especialistas são unânimes em dizer que fingir orgasmo sempre será algo negativo. "O homem perde a oportunidade. Escolhe não ter prazer e faz de conta que está tendo. Está agindo contra si mesmo", afirma Oswaldo Rodrigues.
fonte:uol

Ministério da Saúde destina 28,2 milhões para o Ceará no intuito de reduzir filas do SUS

O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta segunda-feira que destinará 28,2 milhões para o Ceará com o intuito de aumentar o número de cirurgias eletivas e reduzir as filas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em todo o Brasil, serão liberados R$ 650 milhões aos estados e municípios. O repasse apresenta um crescimento de 85% se comparado em 2011, que foi de R$ 350 milhões. A ação vai beneficiar 2.555 cidades.
Os estados brasileiros e Distrito Federal receberão os recursos, em parcela única, para 2012. Além disso, conforme o Ministério da Saúde, do total, R$ 50 milhões serão destinados aos municípios com 10% ou mais de sua população em situação de extrema pobreza.
De acordo com o MS, o total de investimento previsto, R$ 600 milhões são destinados às cirurgias eletivas selecionadas como prioritárias.
Cirúrgia mais procurada
Para cirurgia de catarata, a mais procurada pelos usuários do SUS em 2011, foi destinado R$ 180 milhões. Além disso, R$ 210 milhões para tratamento de varizes, cirurgias ortopédicas e nas áreas de urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, incluindo retirada de amígdalas.
Outros R$ 210 milhões vão atender as demandas apresentadas pelos gestores estaduais. Os R$ 50 milhões restantes são para ampliar o acesso a cirurgias de cataratas nos municípios com população em situação de extrema pobreza.
Novos procedimentos
Segundo o Ministério da Saúde, mais três procedimentos ortopédicos serão contemplados no SUS: a artroplastia do quadril, artroplastia do joelho e artroplastia de revisão/reconstrução do joelho.
Com a inclusão dos novos procedimentos, o SUS realizará 713 cirurgias de média complexidade, cerca de 625 procedimentos a mais se comparado a 2010, quando eram 88.
fonte:diário do nordeste

Rezadeiras promovem a cura pela fé nos postos de saúde

Já imaginou ir a uma unidade hospitalar básica e, além da receita médica, receber também a indicação de procurar uma rezadeira? Se isso pode parecer estranho para alguns, já é, no entanto, rotina no Centro de Saúde da Família (CSF) Rebouças Macambira, no Jardim Guanabara, em Fortaleza. No local, um grupo de quatro ´curandeiras´ se revezam, todas as terças e quintas-feiras, para tentar levar a cura através da imposição das mãos, do poder da fé e das raízes. É o desafio diário de unir o saber médico ´oficial´ com a tradição da reza.

Ainda presentes, mas, muitas vezes restritas ainda às periferias da Capital, as rezadeiras sobrevivem prometendo o fim de enfermidades como o ´mal olhado´, a febre repentina, a desinteria que não cessa, a temida ´espinhela caída´, doenças de pele, mazelas do corpo e até da alma.

Com o olhar bem sereno e as mãos próximas ao coração, a rezadeira Raimunda Gomes da Silva, 67, recebe sua primeira paciente do dia no Posto de Saúde do Jardim Guanabara: a pequena Lívia Rodrigues, 5. A menina tem tido constantes quedas de cabelo. O motivo disso? Nenhum médico descobriu, relata a mãe, a doméstica Lidiane Costa, 29. Elas vão na fé de que a ´curandeira´ possa ajudar a menina. A ideia é unir pomadas e cremes ao poder que emana das palavras e gestos da rezadeira.

A senhora Raimunda Gomes impõe as mãos, fecha os olhos e diz oferecer suas melhores energias. Não usa galhos e ramalhetes, apenas dizeres. "Eu faço isso há mais de 40 anos e vejo as pessoas saírem melhor, bem mais calmas. De mim só emana amor. Unindo a espiritualidade com os medicamentos sei que os doentes podem ficar bons", diz.

A fila para o atendimento espiritual é grande. Alice Maria Mesquita, 42, doméstica, leva o garoto, de apenas quatro anos, para rezar. O menino apresenta quadro de desinteria há dias. Tudo muito repentino e aparentemente sem motivos. Prato cheio para a reza. Será o tal do ´ventre caído´, um susto que ele tomou?

A rezadeira Rosa Ferreira da Silva, 86, oferece apoio, mas reforça: só a oração não vai adiantar, o bom-senso pede reforço na hidratação. "Somos orientadas a entregar também os pacotes de soro para melhorar a saúde. Mas ainda tem muita gente que só acredita na rezadeira e não quer levar o doente ao posto", afirma.

Trabalhando há mais de 50 anos com as mãos, Rosa teme o fim das rezadeiras, diz que uma outra geração não está sendo formada e que o saber tradicional estaria com legado comprometido. "Nós estamos ficando velhas e não estou vendo gente nova se interessar. O que mantem a tradição viva é a crença, é o fato das pessoas, mesmo com os médicos, ainda estarem com a gente. Mas ainda há perseguição e preconceito contra nós", relata.

Cultura

Para a coordenadora do Posto de Saúde Rebouças Macambira, Maria da Conceição de Angelo, a ideia de levar essas mulheres que trabalham com rezas para dentro da unidade foi algo bem natural. Segundo a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a presença delas é muito forte no bairro. Vez ou outra, as agentes de saúde narravam que um doente estava deixando de se consultar com um médico, apesar da gravidade da enfermidade, apostando apenas na fé.

"Estamos dialogando com a cultura e a tradição da comunidade. Sentimos que isto está melhorando, inclusive, a humanização e o relacionamento entre as partes. Esse intercâmbio de saberes está gerando bons efeitos", narra a coordenadora Conceição.

Conflitos

A contadora Débora da Rocha Marques, 26, moradora do bairro Ellery, conta que foi criada indo, quando criança, às rezadeiras. Hoje, em virtude da falta de tempo, deixou de frequentar os espaços, mas ainda vê isso muito forte na sua família, apesar da ´ditadura´ do tal saber médico.

"Acho o trabalho delas muito importante e deve sim ser mantido para as próximas gerações. O que me motivava a ir era a crendice que por sua vez dominava os mais idosos e passavam de geração em geração. E era a única solução que se usava, pois médico antigamente era muito caro e de difícil acesso. Mas, a opinião clínica hoje é bem mais aceita, apesar de eles nem sempre acertarem o diagnostico e não darem a devida atenção", finaliza.

PROTAGONISTA
"Antigamente a reza era a nossa única opção"
A dona-de-casa Valdenir Cardoso, 60, conta, com emoção, como criou os seus filhos. Todos, segundo ela, à base de lambedores caseiros, chás de boldo, emulsões de alfavaca, banhos de aroeira e eucalipto. Imaginem, então, os cheiros que exalavam na casa de Valdenir, erva pura!

Ela narra que a sua mãe, de 87, raramente procura um médico, diz não confiar muito no tal "doutô". Os remédios fariam mais mal do que bem ao corpo, de tão cheio de efeitos colaterais. Dona Valdenir lembra com saudade as batidas na porta da rezadeira em plena madrugada, agoniada pedindo ajuda. "Antigamente a reza era a nossa única opção".

Fonte: Diário do Nordeste

Ceará lidera ranking de fraudes online

O Ceará é o Estado brasileiro com o maior número de fraudes em compras no comércio eletrônico nacional, envolvendo a modalidade de pagamento com cartão de crédito. De cada 100 compras em lojas virtuais feitas por consumidores que indicam um endereço de entrega no Ceará, oito são apontadas como fraude ou tentativa de fraude, segundo avaliação da empresa ClearSale, que oferece aos lojistas um sistema de autenticação de compras na internet.

No ranking da ClearSale, a incidência de fraudes nas tentativas de compras online no Ceará supera a de outras unidades da Federação que também têm alto índice: Bahia (7%), Maranhão (6,71%), Distrito Federal (6,27%) e Pernambuco (6,22%). O cartão de crédito, foco da análise feita pela empresa, é a modalidade de pagamento mais utilizada no comércio eletrônico. No Brasil, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, as operadoras de cartão de crédito estimam que os prejuízos causados por fraudes representem 4% do faturamento de uma loja virtual, dependendo do setor.

O trabalho de autenticação feito pela ClearSale procura evitar o uso indevido de dados de cartões por criminosos, decorrente de roubo das informações. Enquanto nas fraudes em lojas físicas o prejuízo fica com a operadora de cartão de crédito, no comércio eletrônico o risco da operação fica por conta do lojista. De acordo com Pedro Chiamulera, sócio-fundador da ClearSale, o alto volume de fraudes no Brasil se deve muito à criatividade do fraudador, que migrou do ambiente físico para o meio virtual.

"Hoje, existem quatro principais tipos de estornos no e-commerce: a fraude, quando o verdadeiro dono do cartão não fez a compra e está sendo prejudicado por isso; a auto-fraude, quando o verdadeiro dono faz a compra e dissimula que não a fez; a fraude amigável, quando pessoas próximas do verdadeiro dono fizeram a compra e não existe má fé; e, por fim, o desacordo comercial, que contempla todas as outras situações além dessas", explica Chiamulera.

Os números do ranking de estados, obtidos com exclusividade pelo Diário do Nordeste, são resultado de uma infraestrutura tecnológica que funciona por trás do negócio online. Os dados são coletados pela ClearSale através de seu sistema que trabalha junto com alguns dos maiores sites do comércio eletrônico nacional - como Submarino, Americanas.com, Saraiva, Gol, Claro, Magazine Luiza, Ricardo Eletro e Carrefour.

No momento da compra nesses sites, um software de inteligência avalia mais de 150 variáveis que respondem sobre a probabilidade de ser uma fraude. A análise é feita em 300 milissegundos e nem chega a ser percebida pelo usuário que faz a compra à frente do computador. Mas, quando a probabilidade de fraude é alta, a compra fica pendente e vai para uma mesa de análise, onde a aprovação - ou recusa dela - é definida pela própria equipe do site ou da ClearSale.

Segundo a empresa, 18% costumam cair na avaliação manual. Nestes casos, o consumidor virtual pode ter de esperar até 48 horas pela aprovação de sua compra. Segundo a ClearSale, cerca de 2,5 milhões de análises são feitas por mês.

De acordo com o estatístico Omar Jarouche, coordenador e consultor de projetos na área de inteligência da ClearSale, a fórmula matemática por trás do software de análise de risco desenvolvido pela empresa leva em conta fatores como o endereço de entrega, o Estado de origem do documento de CPF e a localização do PC de onde foi originada a compra. "Trata-se de um trabalho preventivo que beneficia o lojista e o dono do cartão de crédito", diz.

Descuido com cartão
Sobre o fato de o Ceará e boa parte dos estados da região Nordeste estarem entre os primeiros no ranking de fraudes, Jarouche afirma que os motivos a serem ponderados não passam de especulação. "Podemos fazer apenas especulações. É possível que no Ceará as pessoas sejam menos cuidadosas com seus cartões. Isso pode ter a ver também com educação financeira", comenta. Com o aumento do índice de fraude no Ceará, o executivo confirma que, na análise, o fato de o consumidor avaliado ser deste Estado acaba influenciando no cáculo do risco. "Mas o impacto é só na demora da análise. Nunca cancelamos um pedido automaticamente", diz.

Com um grande número de clientes de peso no e-commerce brasileiro, o sistema da ClearSale cobre 85% de todos os pedidos do comércio eletrônico nacional. Com isso, de cada dez pedidos, mais de oito já são de consumidores "conhecidos" pela empresa. Entretanto, o coordenador de projetos de inteligência da ClearSale afirma que não há riscos à privacidade dos consumidores usuários dos sites de comércio. "Nossos contratos limitam o cruzamento de dados", afirma, enfatizando que a única informação trabalhada pelo sistema é voltada para a análise do risco de fraude. Jarouche também destaca que os dados são armazenados em servidores fora do país.

O executivo da ClearSale também quer tranquilizar os usuários de cartões de crédito quanto à segurança deste meio de pagamento. "O sistema é seguro. Basta ter atenção com seu cartão para não deixá-lo acessível a outras pessoas e proteger seu computador", aconselha.

Cresce número de tentativas de golpes em 2012

As tentativas de fraudes em compras com cartão de crédito nas lojas da internet no Brasil vêm crescendo. Apesar disso, o número de golpes bem-sucedidos (sob o ponto de vista dos criminosos) apresenta uma diminuição. A constatação é de um estudo realizado pela empresa FControl, divulgado na semana passada.

Segundo o levantamento, nos primeiros cinco meses deste ano, 3,88% das compras online com pagamento com cartão de crédito foram registradas como tentativas de fraude. Entre janeiro e maio de 2011, o índice foi de 3,63%. Ao longo de todo o ano de 2010, a parcela atribuída a tentativas de fraude foi de 2,38% das transações.

Já os golpes concretizados nas compras online com cartão de crédito, de janeiro a maio deste ano, representaram perdas equivalentes a 0,24% do faturamento do setor. Em igual período do ano anterior, os prejuízos ficaram em 0,32% da movimentação financeira do setor. Em todo o ano de 2010, as perdas representaram 0,54% do faturamento. Em 2011, o comércio eletrônico movimentou R$ 18,7 bilhões no Brasil. Em 2010, a receita foi de R$ 14,8 bilhões. Para 2012, a previsão é de que o setor movimente R$ 23,4 bilhões.

De acordo com o estudo da FControl, a tendência de queda do volume de perdas também se verifica no cenário mundial, à medida que se tornam mais eficientes as tecnologias para limitar as ações dos criminosos. Em todo o mundo, o prejuízo resultante das fraudes foi de 0,9% sobre o faturamento total do setor, contra 1,2% em 2010, e 1,4% em 2009.

Incidência em 2011
1. Ceará: 8,18%

2. Bahia: 7,00%

3. Maranhão: 6,71%

4. Distrito Federal: 6,27%

5. Pernambuco: 6,22%

6. Pará: 6,12%

7. Amazonas: 5,20%

8. Rio Grande do Norte: 5,19%

9. Alagoas: 4,73%

10. Paraíba: 4,43%

Fonte: Diário do Nordeste

Convenção do PT do Crato confirma que o partido sai sozinho

A Convenção do Partido dos Trabalhadores (PT) do Crato, realizada no sábado (30), no auditório da Rádio Educadora, confirmou a expectativa de que o partido sairá com chapa pura e sem coligações nesta eleição.

O evento que reuniu pouco mais de 400 pessoas, teve a presença do deputado federal José Guimarães e anunciou o militante dos movimentos sociais Pedro Lobo para vice na chapa encabeçada pelo médico Marcos Cunha.

Segundo Marcos Cunha essa não era a situação que o partido pretendia, mas é o que terá que enfrentar. “Esse é um grande desafio, mas é nessa hora que conseguimos separa o joio do trigo. Vamos trabalhar com nossas ideias; vamos nos abrir para a população e vamos fazer aquilo que realmente acreditamos,” disse Marcos.

Sobre as dificuldades de enfrentar o processo sozinho, Marcos Cunha disse que o positivo é não dever nada com ninguém. “Claro que isso é apenas no processo eleitoral, porque o povo do Crato quer isso, uma candidatura que ele possa acreditar sem medo. Agora a aliança para reconstruir a cidade terá que acontecer e não acaba com a eleição,” concluiu Marcos Cunha.

O deputado José Guimarães disse acreditar na decisão do PT e na liderança de Marcos Cunha e que, independente de qualquer situação estará na campanha. “A política muitas vezes nos surpreende e quando isso acontece é preciso que surpreendamos a política. Marcos é o melhor nome e tem a melhor proposta. E a hora do povo do Crato, surpreender as velhas oligarquias e eleger um prefeito comprometido e que não negocia a prefeitura,” disse.

Desde sua fundação é a primeira vez que o PT cratense sairá sozinho. O partido terá uma chapa com 18 candidatos a vereadores.
fonte:site miséria

Petistas ameaçam reassumir cargos de secretário na equipe de Cid Gomes. E agora, Luizianne?

Os três petistas que ocupavam cargo de secretário no Governo Cid Gomes terão uma segunda-feira de teste político. O governador aguarda que Nelson Martins, Camilo Santana e Francisco Pinheiro retomem seus cargos. Nelson no Desenvolvimento Agrário, Camilo nas Cidades e Pinheiro na Cultura.
O caso vem sendo acompanhado pela prefeita e presidente regional do PT, Luizianne Lins. Ela não vê com bons olhos o retorno dos companheiros – Camilo e Nelson não compareceram ontem à convenção que homologou, no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, o nome de Elmano de Freitas para candidato à Prefeitura de Fortaleza.
Quem compareceu ao evento, e assim mesmo chegando atrasado, foi o deputado federal José Nobre Guimarães, que coordena grupo político petista no qual estão Camilo e Nelson Martins.
Será que Luizianne Lins tomaria algum medida extrema no caso do retorno dos três companheiros à equipe de Cid Gomes? Eis a próxima novela pós-afastamento da loira do convívio do governador.
Fonte: Blog do Eliomar de Lima

domingo, 1 de julho de 2012

Mega-Sena acumula e prêmio é estimado em R$ 6 milhões

A Caixa Econômica Federal (CEF) sorteou na noite deste sábado (30) as dezenas do concurso de número 1.402 da Mega-Sena. Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas e o prêmio para o próximo concurso está estimado em R$ 6 milhões.

O sorteio foi feito Brasília (DF).
Veja as dezenas sorteadas: 02 - 09 - 10 - 21 - 27 - 38.
Cento e uma apostas acertaram a Quina. Cada uma delas terá direito a R$ 15.262,45. Outras 7.929 apostas acertaram a Quadra e receberão, cada uma, R$ 277,73.

Exponorte movimenta Sobral

A Exponorte, mais tradicional exposição agropecuária da Região Norte do Ceará, começa às 19 horas de hoje, no Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral. O evento segue até 8 de julho e terá vasta programação, destacando-se os galpões para exposição de bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos.
Fonte: O Povo

Teoria diz que universo vai simplesmente se desfazer

Existem muitas teorias sobre como o universo vai terminar, mas nenhuma delas conta com apoio total da comunidade científica. Por razões óbvias, as divergências são grandes e por não existir a possibilidade de se provar nenhum delas, o debate se torna ainda mais acirrado.

Alguns pesquisadores afirmam que o universo vai acabar em um novo Big Bang, uma explosão sem precedentes que não vai deixar nenhum rastro do que conhecemos. Outros, porém, defendem a ideia de que tudo será engolido, não restando mais nada.

Porém, uma terceira via nessas hipóteses está ganhando cada vez mais adeptos entre os pesquisadores. Trata-se da Teoria da Grande Ruptura, ou Big Rip, que afirma que a velocidade de expansão do universo pode ser a responsável por uma desintegração de tudo o que existe, colocando fim ao universo.

Entendendo a Grande Ruptura
Segundo a teoria, o universo está em contínua expansão, a uma velocidade “controlada” que não causa nenhum tipo de desequilíbrio ou desarmonia entre tudo aquilo que existe. Caso essa velocidade de expansão aumente e ultrapasse um nível crítico, a consequência seria o deslocamento de todo tipo de matéria, mais ou menos como se tudo começasse a se esfarelar.

Com o passar do tempo, não só as galáxias se isolariam como também os planetas e, bilhões de anos depois, até mesmo os átomos deixariam de existir. A teoria leva em consideração que tudo se transformaria em partículas subatômicas mínimas, incapazes de se juntar outra vez.

A teoria foi formulada em 2003 por Robert Caldwell e não descarta que o universo poderia sofre um Big Bang. Entretanto, ao menos para os adeptos dessa tese, o Big Bang por si só não seria capaz de destruir o universo, mas sim as suas consequências, em longo prazo, poderia esfacelar de uma vez por todas tudo aquilo que existe.

Fonte: iO9/ Tec Mundo